Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
02 de Jul de 2021

voltar
 
INSTITUCIONAL
Sistema Famato recebe líderes indígenas da Coopiparesi
Ascom Famato
 
O Sistema Famato recebeu esta semana (28/06) a visita de lideranças indígenas da Coopiparesi (Cooperativa Agropecuária do Povo Indígena Haliti Paresi). Eles vieram conhecer a entidade, seu funcionamento, sugerir parcerias e apresentar os trabalhos desenvolvidos pela cooperativa.
 
O grupo foi recebido pelo presidente Normando Corral que falou sobre o funcionamento do Sistema Sindical Rural, em especial, sobre as capacitações e assistência técnica oferecidas pelo Senar-MT.
 
Os produtores indígenas da cooperativa recebem treinamentos do Senar-MT em parceria com o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis e querem estreitar o relacionamento com a entidade para ampliar o serviço de qualificação aos cooperados.
 
Participaram da reunião o presidente Lúcio Avelino Ozanazokaese, o diretor financeiro, Genilson André Kezomae, a diretora secretária Mishele Anizokaero, e Valdir Adelino Kanaezoqmaece.
 
Cooperativismo - Segundo o presidente Lúcio, o povo indígena Haliti Paresi é formado por aproximadamente 2.700 pessoas que moram em 70 aldeias. São representados juridicamente pelas Associações Indígenas Halitinã, constituída em 1992, e pela Associação Waymarê, formada em 1998.
 
As aldeias estão em nove Terras Indígenas (Pareci, Utiariti, Formoso, Juininha, Uirapuru, Estivadinho, Figueiras, Estação Pareci e Ponte de Pedra), localizadas em sete municípios de Mato Grosso.
 
A partir de 2003, os indígenas começaram a prática de lavoura mecanizada em grande escala como opção de alternativa de renda e trabalho. "Nosso foco era melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Atualmente, cultivamos em aproximadamente 16.500 hectares com plantio de soja e feijão mungo na primeira safra e na segunda safra cultivamos feijões azuki, mungo e Kaupi, milhos pipoca, branco e comum, gergelim, painço, soja preta e outras variedades de safrinha", informou o presidente Lúcio.
 
As atividades gerencias, técnicas e operacionais são feitas pelas cooperativas indígenas: Coopiparesi, Coopermatse, Coopirio e Coopihanama, sendo esta última pertencente aos povos Nambikwara que cultivam 1.230 hectares e Manoki que plantam em 1.000 hectares.
 
A Coopiparesi também fomenta atividades de agropecuária comunitária e familiar nas 12 comunidades cooperadas, sendo as aldeias Wazare, 4 Cachoeiras, Marekwa, Seringal, Cabeceira do Seringal e Katyola Winã localizadas no município de Campo Novo do Parecis. 
 
As aldeias Salto da Mulher, Bacalana e Rio Sacre estão em Sapezal. E as aldeias Jatobá, Zanakwa e Yiakane Maytsutsu fazem parte do município de Tangará da Serra.


Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar Retificação do CAR
Senar-MT Responde Nota Avulsa Eletrônica
Bom dia Senar Composição de Dívidas
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT