Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
29 de Jun de 2021

voltar
 
AGRO DA GENTE
Parceria entre Sistema Famato e Prefeitura de Cuiabá fortalece a economia da capital
Ascom Senar-MT
 

Representantes do Sistema Famato participaram segunda-feira (28.06) do lançamento do Agro da Gente, mais uma ação do programa “Pra Frente Cuiabá”, desenvolvido pela prefeitura de Cuiabá e parceiros. “Já temos feito algumas ações na área rural de Cuiabá. A ideia é levar qualificação técnica para o homem do campo e incentivo ao desenvolvimento agroindustrial”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

 

Entre as ações que o “Agro da Gente” vai desenvolver estão: o fortalecimento da agricultura familiar, qualificação técnica na produção do campo, incentivo à atividade da agroindústria e também às cadeias produtivas do leite, peixe, frango, frutas, legumes e verduras.

  

O Sistema Famato é parceiro deste projeto com ações desenvolvidas por todas as suas entidades. O presidente Normando Corral falou sobre o papel de cada instituição que forma o sistema. “Vamos firmar uma parceria entre a prefeitura e o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) vai contribuir com a parte de capacitação, qualificação e conhecimento para os produtores envolvidos neste projeto”.

 

Segundo o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, popularmente conhecido como Chico da Paulicéia, será construído um centro de treinamentos dedicado à Agricultura Familiar para atender os pequenos e  médio produtores. “Eu costumo dizer que temos pessoas que produzem em pequenas áreas e que podem ser grandes produtores, basta se qualificarem e exercerem a atividade com excelência”.

 

Chico lembrou que a Baixada Cuiabana tem um grande potencial para a agropecuária. “Muitas vezes esquecemos disso. É uma região que tem uma grande produção de horticultura, fruticultura, piscicultura, bovinocultura de leite e várias outras cadeias produtivas. Temos que dar apoio a estes produtores para que aumentem a produção e com mais qualidade para permanecerem no campo”.

 

As ações do Agro da Gente têm sido desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. O prefeito pretende intensificar as ações voltadas à agricultura familiar e às atividades agroindustriais, aproveitando todo o potencial natural e humano para elevar a qualidade de vida da capital.

 

Pra Frente Cuiabá – Neste projeto a proposta é organizar a cidade em polos e promover o desenvolvimento de forma linear e integrada, estimulando as capacidades de cada setor, se articulando também com a iniciativa privada e o terceiro setor.

 

O programa é composto de cinco principais ações:

 

– Sine da Gente: implantação de uma unidade móvel que atuará nos bairros para atender a oferta e a demanda de emprego por região.

– Enem Digital 5.0: ensino no modelo híbrido, suporte técnico e personalizado para 2 mil alunos.

– Qualifica Cuiabá: programa da Secretaria de Assistência Social, em parceria com Senar-MT, Sesi, Senai, Sebrae e Fecomércio. A ideia é desenvolver as habilidades dos cidadãos para o fomento na geração de renda para família e preparar a mão de obra para o mercado de trabalho.

– Agro da Gente: fortalecimento do apoio à agricultura familiar; qualificação técnica na produção do campo; incentivo à atividade da agroindústria; programa de incentivo para quatro cadeias produtivas: peixe, FLV (fruta, legume e verdura), frango e leite.

– Cuiabanco: linha de crédito para o pequeno empreendedor com juros zero e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

 

 

 



Fonte: Ascom Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Aliança Agroeconômica divulga relatório do 2º trimestre de 2021
Instituto AgriHub lança edital para selecionar prestadora de serviços meteorológicos em MT
Live do AgriHub apresenta tecnologias para engenheiros atuantes no agronegócio
Estudo do Imea revela oportunidades e desafios da tecnologia no campo
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar Retificação do CAR
Senar-MT Responde Nota Avulsa Eletrônica
Bom dia Senar Composição de Dívidas
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT