Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
08 de Jun de 2021

voltar
 
INSTITUCIONAL
Potencial da produção agrícola e pecuária de MT é apresentado para Embaixadores
Ascom Famato
 

Embaixadores dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, União Europeia e Noruega estiveram em Mato Grosso na segunda-feira (07/06) reunidos com lideranças do Agro, da Indústria e do Governo do Estado.

Entre os objetivos dos embaixadores no encontro estavam: conhecer as potencialidades da produção agropecuária de Mato Grosso e estabelecer parcerias com o Governo em assuntos relacionados, principalmente, ao meio ambiente e em projetos para as áreas de saúde, educação, segurança e tecnologia.

O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, fez a abertura do evento enfatizando a importância da visita: "É muito importante essa visita para que eles vejam exatamente o que fazemos e o que somos, não da maneira equivocada que muitas vezes é apresentada lá fora. A vinda dos embaixadores é uma oportunidade para mostrarmos tanto o potencial de produção como a questão ambiental que estamos fazendo corretamente e com uma legislação própria", afirmou.

O superintendente do Imea, Daniel Latorraca, apresentou dados da produção agrícola e da pecuária mato-grossense e esclareceu sobre a distribuição, logística e exportação dos grãos, carnes e fibras.

Os embaixadores Todd C. Chapman (Estados Unidos), Heiko Thoms (Alemanha), Peter Wilson (Reino Unido), Ignacio Ybañez Rubio (União Europeia) e Livia Kramer (representando o Embaixador da Noruega, Nils Gunneng) se surpreenderam com os dados e falaram sobre as relações comerciais entre os países. Além disso, destacaram a importância de incluir a pauta ambiental nas discussões e parcerias internacionais.

Além do presidente da Famato, participaram Francisco de Castro (primeiro vice-presidente e superintendente do Senar-MT), Marcos da Rosa (segundo vice-presidente e diretor executivo), José Luiz Fidelis (diretor de Relações Institucionais) e Otávio Celidonio (diretor executivo do AgriHub).

O encontro teve a presença do governador Mauro Mendes, dos secretários Mauro Carvalho Junior (Casa Civil), Cesar Miranda (Sedec), Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente), Rita Chiletto (Assessora Internacional), do presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, e do vice-presidente, Silvio Rangel.

Espanha - Na última quarta-feira (02/06), o Sistema Famato também recebeu a visita do embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, junto com sua esposa, Angeles Cano, o conselheiro de Educação da embaixada, Pedro Cortegoso Fernández, e a conselheira de Agricultura, Pesca e Alimentação, Elisa Barahona Nieto.

Ferrando García agradeceu a receptividade e colocou-se à disposição para estreitar parcerias e relacionamento com setor. Abordou os desafios que os produtores rurais da Espanha ainda enfrentam na produção agrícola, como a sucessão familiar e as demandas de um mercado cada vez mais exigente por produtos agroecológicos. Pontuou a força do cooperativismo no país que conta com aproximadamente 3 mil cooperativas - a maioria formada por pequenos produtores.

O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, falou sobre os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por instituições renomadas como a Embrapa para melhorar a produtividade das lavouras e o rendimento dos animais. Destacou também a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) - uma estratégia de produção em crescimento no Brasil - que será o foco dos trabalhos do Centro de Excelência em ILPF, em fase de implantação pelo Senar, em Tangará da Serra-MT.



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Produtores de Mato Grosso lutam para viabilizar exportação pelo Porto de Itaqui (MA)
Sistema Famato recebe visita de produtores rurais argentinos
Fazendas inscritas no Prêmio Sistema Famato em Campo 2018 recebem visita técnica
Chineses da província de Shaanxi conhecem produção agrícola e pecuária de Mato Grosso
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar Retificação do CAR
Senar-MT Responde Nota Avulsa Eletrônica
Bom dia Senar Composição de Dívidas
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT