Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
28 de Abr de 2021

voltar
 
VACINAÇÃO
Campanha de vacinação contra a febre aftosa começa dia 1º de maio
Indea-MT
 

Começa no próximo sábado (1º de maio) a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2021. Os bovinos e búfalos de todas as idades deverão ser vacinados durante o mês de maio. A vacinação faz parte do Programa Nacional de Vigilância em Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em Mato Grosso, as revendas já estão liberadas pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) para comercializar a vacina aos produtores rurais que terão até o dia 31 de maio para imunizar o rebanho. 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) reforça a importância da vacinação mesmo com as ações em andamento para que todo o Estado de Mato Grosso seja reconhecido como território livre da doença sem vacinação. 

“É importante o produtor imunizar o seu rebanho contra a febre aftosa e informar ao Indea-MT para assim continuarmos mantendo o status sanitário de livre de aftosa com vacinação e, futuramente, migrarmos para Estado livre sem vacinação”, disse o vice-presidente Chico da Paulicéia. 

Curso Senar-MT – Para auxiliar os pecuaristas neste trabalho de imunização do rebanho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) oferece gratuitamente o treinamento de Agente Sanitário em Saúde Animal. O objetivo é orientar sobre a correta técnica de vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa e as legislações referentes aos Serviço de Defesa Sanitária Animal. Para saber mais acesse aqui: 

https://sistemafamato.org.br/portal/senar/busca-cursos-detalhe.php?CodCadeia=14&Modular=0&Seq=6668275&Tipo=1&codCurso=11770&utm_campaign=vacinacao_febre_aftosa_data_e_curso_senar&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Plantão Aftosa – O Indea-MT formatou um passo a passo no "Plantão Aftosa” para auxiliar o produtor rural na comunicação da vacinação na etapa de maio de 2021. A comunicação deve ser feita até o dia 10 de junho via e-mail ou de forma presencial. 

Para acessar o arquivo com todo o passo a passo basta clicar aqui: http://www.sistemafamato.org.br/portal/arquivos/28042021042015.pdf

Neste endereço eletrônico o produtor terá acesso às informações como folha de comunicação da vacinação hospedada no site do Indea-MT; guia de instrução de como preencher e assinar o documento; informações sobre as maneiras de entregar a folha de comunicação preenchida e devidamente assinada, entre outras. 

No site da Famato também tem mais informações aqui: https://sistemafamato.org.br/portal/famato/noticia_completa.php?codNoticia=238882

 Reconhecimento – Em março de 2021 parte do estado de Mato Grosso recebeu parecer favorável do Comitê Científico da OIE, que deverá ser votado na 88ª Assembleia Geral da organização. A partir daí, essa pequena parte do estado passa a ser reconhecida internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação. Além de Mato Grosso, estão os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Acre, Rondônia e parte do Amazonas. No Estado de Mato Grosso o município de Rondolândia e partes dos municípios de Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína fazem parte do Bloco I.

 

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Famato considera positivo reconhecimento da OIE sobre as zonas livres de febre aftosa sem va
Vacinação contra a febre aftosa será mantida em 2022
Pecuaristas têm até 30 de novembro para vacinar rebanho contra a febre aftosa
Mato Grosso almeja status de estado livre de Febre Aftosa sem vacinação
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar Retificação do CAR
Senar-MT Responde Nota Avulsa Eletrônica
Bom dia Senar Composição de Dívidas
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT