Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
02 de Fev de 2021

voltar
 
IMEA
Imea participa de Crop Tour para mensurar produtividade das lavouras em Mato Grosso
Imea
 
Técnicos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estão coletando informações sobre a produtividade das lavouras de soja em regiões de Mato Grosso. A ação leva o nome de “Crop Tour” e vai avaliar as condições das lavouras em cada região do estado. As informações irão complementar os trabalhos de levantamento e avaliação de safras que são conduzidos pelo Instituto.
 
O Crop Tour percorre as principais regiões produtoras de soja do país para medir a produtividade das lavouras. É uma ação da Engelhart Commodities Trading Partners (ECTP) e tem como parceiros o Imea, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ADM, Mitsui, Newe Seguradora, Gavilon, CHS, Zen-noh Grain e Olam.
 
A primeira coleta de dados em Mato Grosso ocorreu na semana de 25 a 28 de janeiro. A segunda começou esta semana (de 2 a 5 de fevereiro). Os técnicos do Imea percorrem as lavouras, colhem as amostras e fazem a contagem de plantas por hectares e de grãos por planta para estimar a produtividade média do local. Com os dados levantados são feitos cálculos e estatísticas para estimar a produtividade média das lavouras do estado.  
 
“A cada 15 km os técnicos entram nas lavouras, localizadas às margens das rodovias e estradas vicinais, contam cerca de 50 metros para dentro da plantação, fazem a amostragem de dois metros quadrados, contando o número de plantas, retiram seis plantas para contagem de grãos e retornam. Para aumentar a amostragem, a equipe nem sempre consegue chegar até as sedes das fazendas”, explicou o gestor de Inteligência de Mercado do Imea, Cleiton Gauer.  
 
Na primeira semana (25/01 a 28/01) os técnicos estiveram na região centro-sul e oeste, passando pelas lavouras de Diamantino, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Campos de Júlio. Nesta semana (2 a 5 de fevereiro) devem percorrer a região nordeste, que abrange os municípios de Nova Xavantina, Água Boa, Canarana, Querência até Vila Rica.
 
Paralela às visitas feitas pelos técnicos do Imea, outras equipes das empresas parceiras percorrem a região da BR 163 e região sudeste do estado.
 
 


Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Produtores de Colniza manifestam descontentamento com a atual proposta de zoneamento
Relatório Agroeconômico do Centro-Oeste é divulgado
Parceria garante capacitação do produtor e trabalhador rural no combate ao fogo
Fazenda Pantaneira Sustentável revisa dados com pecuaristas
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar Retificação do CAR
Senar-MT Responde Nota Avulsa Eletrônica
Bom dia Senar Composição de Dívidas
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT