Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
29 de Jan de 2021

voltar
 
CONSULTA PÚBLICA
Famato e produtores rurais do Vale do Araguaia discutem propostas para o Zoneamento
Reprodução
 

Produtores rurais reuniram-se nesta quinta-feira (28/01) para discutir o Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE), em especial dos municípios que compõem o Vale do Araguaia.

 

Além dos produtores, o encontro reuniu no Sindicato Rural de Cocalinho lideranças políticas do legislativo e executivo municipal de Canarana, Querência, Ribeirão Cascalheira, Luciara, Água Boa e Cocalinho, assim como o deputado estadual Dr. Eugênio e lideranças do agro. Pelo Google Meet participaram a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e representantes dos sindicatos rurais de São Félix do Araguaia e Água Boa.

 

O governo do estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), iniciou no dia 18 de janeiro a primeira consulta pública da proposta de Zoneamento de Mato Grosso, fato que causou preocupação aos produtores rurais do Vale do Araguaia e da sociedade em geral. O prazo final da consulta proposta pelo Conselho Estadual de Zoneamento é 16 de fevereiro de 2021.

 

Conforme os produtores, a atual proposta do governo pode afetar a liberação de licenças ambientais para a atividade agropecuária. Para eles, a efetivação do plano de áreas alagadas pode prejudicar a economia dos municípios do Araguaia.

 

No Vale do Araguaia, 17 municípios que atualmente compõem áreas de uso restrito (Ambiente Pantaneiro), se for efetivado o ZSEE, boa parte destas áreas será indicada para criação de unidade conservação. Trazendo ainda mais prejuízo aos produtores rurais e sociedade em geral desses municípios.

 

Para o presidente do Sindicato Rural de Cocalinho, Aparecido Sterza, a proposta do governo vai inviabilizar a economia e as atividades agrícola e pecuária na região. Ele acredita que os prejuízos serão imediatos nos 17 municípios.

 

Sterza acredita que Cocalinho será o município mais afetado, já que mais de 1,6 milhão de hectares de área está dentro das áreas úmidas.

 

A Famato teve uma importante participação na reunião, apresentou um estudo com as características da região, impactos, dados científicos e técnicos que contribuíram para esclarecer dúvidas e agregar na construção de uma proposta específica para a região. A apresentação foi feita pela gestora do Núcleo Técnico, Lucélia Avi.

 

O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, após a apresentação e depois de ouvir o posicionamento do setor sobre o assunto, fez uma explanação da atuação da Famato, desde 2006, com os poderes do Executivo e Legislativo e ainda manteve o apoio ao Vale do Araguaia. “Façam da Famato a extensão do setor produtivo rural do Vale do Araguaia. Estamos aqui para atender o produtor rural. Trabalhamos para que possamos continuar fazendo o que fazemos de melhor, que é produzir não só em quantidade como também em qualidade”.

 

Segundo Corral, a Famato tem técnicos capacitados, com conhecimento de causa, acompanhando as discussões, realizando estudos, levando dados e ouvindo a realidade do produtor, por região, de acordo com suas particularidades.

 

O diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis, anunciou que nos próximos dias o Fórum Agro deve promover uma reunião com o legislativo estadual e entidades do agronegócio, indústria e comércio do estado para discutir os impactos do Zoneamento para Mato Grosso. “Se for efetivada uma proposta de zoneamento que não condiz com a realidade e as particularidades de cada município, a crise econômica vai chegar não somente para o setor produtivo rural, mas para todos os setores e serão sentidos pela sociedade em geral”, pontuou.

 

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Produtores de Colniza manifestam descontentamento com a atual proposta de zoneamento
Relatório Agroeconômico do Centro-Oeste é divulgado
Parceria garante capacitação do produtor e trabalhador rural no combate ao fogo
Fazenda Pantaneira Sustentável revisa dados com pecuaristas
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar Retificação do CAR
Senar-MT Responde Nota Avulsa Eletrônica
Bom dia Senar Composição de Dívidas
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT