Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
30 de Out de 2020

voltar
 
SIMPÓSIO
Sistema Famato e PM unidos no combate ao comércio ilegal de defensivos agrícolas
Ascom Famato
 

Nesta sexta-feira (30/10), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) abriu as portas da instituição para receber o I Simpósio Mato-grossense de Combate à Falsificação, Pirataria e Contrabando de Bebidas e Defensivos Agrícolas. O evento é uma realização do 27º Batalhão de Polícia Militar Fazendário (BPMFAZ).

 

O objetivo é a capacitação de policiais militares do BPMFAZ, unidades da PM de Cuiabá, Várzea Grande e de outros municípios do estado e instituições parceiras. “A ideia é promover ainda mais conhecimento sobre os crimes de pirataria, falsificação e contrabando para que estejamos preparados para identificar e coibir essas práticas criminosas em Mato Grosso”, disse o tenente-coronel do 27º Batalhão de PM Fazendário, Waldir Félix Oliveira Paixão Júnior.

 

O Sistema Famato foi representado pelo diretor de Relações Institucionais, José Luiz Fidelis, que falou sobre a parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso e a importância da atuação da PM no campo. “O Sistema Famato e a Polícia Militar de Mato Grosso estão unidos com o objetivo de monitorar esse comércio ilegal de defensivos agrícolas e ainda antecipar ações para cessar as ameaças ao setor agropecuário”, disse Fidelis.

 

Para o diretor, praticamente todos os produtos, independentemente de segmento, são passíveis de adulteração ou contrabando. Entretanto, no caso do agro, defensivos agrícolas, medicamentos veterinários, fertilizantes e produtos fitossanitários estão entre os mais impactados pelo comércio ilícito.

 

Fidelis falou também sobre o projeto pioneiro em Rondonópolis de patrulhamento rural, que já está em operação em outros municípios do estado e é fruto da parceria entre o Sistema Famato e a PM.

 

Durante o evento, especialistas abordaram sobre o mercado ilegal de bebidas e defensivos agrícolas. Joy Rodrigues, da Bayer, falou sobre o combate ao mercado ilegal de defensivos agrícolas e Rodrigo Gianni Carney, da Associação Brasileira de Bebidas (Abrape), apresentou um panorama sobre o setor de bebidas.

 

O comandante geral da PM-MT, coronel Jonildo José de Assis, agradeceu ao Sistema Famato pelo comprometimento com a segurança pública, assim como a toda a corporação que se mostrou aberta aos novos caminhos do conhecimento como, por exemplo, o da era digital.

 

Também participaram da capacitação autoridades militares, servidores da Secretaria de Estado de Fazenda, Ibama, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Sistema Penitenciário.

 

O evento respeitou as medidas de prevenção à Covid-19, como uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Modelo de Estatuto do Pantanal é apresentado no Sistema Famato
Famato e entidades de MT assinam Termo de Cooperação do Pró-Genética MT
NOTA PARA A IMPRENSA
Fórum Agro MT reúne-se para avaliar proposta do novo Fethab
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar Retificação do CAR
Senar-MT Responde Nota Avulsa Eletrônica
Bom dia Senar Composição de Dívidas
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT