Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
01 de Set de 2020

voltar
 
INSTITUCIONAL
Presidente da Funai Nacional faz visita institucional na Famato
Ascom Famato
 
O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, esteve na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) para uma visita institucional nesta segunda-feira (1º de setembro), em Cuiabá. A comitiva foi recebida pelo diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Vilmondes Sebastião Tomain, o superintendente do Senar-MT, Francisco Pugliesi de Castro, o diretor de Operações do Senar-MT, Guto Zanata, e o gestor de Inteligência de Mercado do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer. 
 
Na ocasião, Xavier ouviu as demandas do setor produtivo rural do estado e discutiu possíveis parcerias com o Sistema Famato. A visita teve a participação do assessor de Acompanhamento a Estudos e Pesquisas da Funai, Claudio Badaró, e do coordenador geral de promoção a cidadania, Joany Arantes. 
 
Marcelo Xavier falou das iniciativas e projetos de melhoria das condições de vida das comunidades indígenas, relacionados a temas como educação, saúde, segurança alimentar e autonomia indígena. “A nova Funai trabalha para que os indígenas conquistem a autonomia a partir de atividades sustentáveis, o que requer planejamento e qualificação. Estamos buscando parceiros que possam contribuir nesse sentido, como é o caso da Famato. Alcançar melhores condições de vida é um direito de todos e não significa, de forma alguma, perda de identidade étnica”, destacou Xavier.
 
O diretor Vilmondes Tomain falou do interesse da Famato na disseminação de conhecimento técnico e tecnológico para se produzir mais em menos, e, para isso, não só a Famato, mas também o Senar-MT, que qualifica o produtor rural, está à disposição de todos os produtores rurais, índios ou não índios.
 
O superintendente do Senar-MT, Francisco Castro, destacou a importância da expansão da fronteira do conhecimento por meio dos cursos de educação e qualificação profissional ofertados pela entidade, além de colocar à disposição para futuras parcerias com a Funai.   
 
O gestor do Imea, Cleiton Gauer, apresentou dados do desempenho do agronegócio mato-grossense. O gestor fez uma explanação do cenário do mercado de grãos, algodão, e rebanho bovino. Segundo o Imea, o agronegócio representa pouco mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.
 
Também participou da reunião o superintendente da Assuntos Indígenas da Casa Civil de Mato Grosso, Agnaldo Pereira dos Santos.
  
 


Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Instituto AgriHub anuncia as nove startups selecionadas para o Seed Innovation
AgriHub Space lança ciclo de atividades com conteúdo de inovação
Presidente do Sistema Famato visita Sindicato Rural de Brasnorte e prefeito do município
Presidente do Sistema Famato reúne-se com cooperativas e associações indígenas
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar Retificação do CAR
Senar-MT Responde Nota Avulsa Eletrônica
Bom dia Senar Composição de Dívidas
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT