Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
10 de Ago de 2020

voltar
 
QUEIMADAS
Sistema Famato e suas ações em parceria com outras entidades para prevenção e combate ao fogo
SR Cáceres
 

Preocupado com os incêndios que atingem a região do Pantanal, em Mato Grosso, o Sistema Famato está trabalhando desde o início do ano em parceria com os Sindicatos Rurais localizados na região do bioma Pantanal, Governo do Estado e entidades do agronegócio em ações de prevenção e combate a incêndios florestais. 

 

Em abril, por exemplo, os Sindicatos Rurais que fazem parte do bioma Pantanal relataram, em ofício protocolado na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Casa Civil e Defesa Civil, a grave situação da região pantaneira nos últimos anos. Entre os problemas apresentados estavam a falta de regulamentação ambiental para a região e as proibições dos órgãos oficiais relacionadas à manutenção da área que serviriam como medidas preventivas e de combate aos incêndios. 

 

Na busca por respostas mais técnicas, a Famato solicitou esclarecimentos da Sema sobre os elementos técnicos e legais para a construção e manutenção de aceiros no bioma Pantanal. A entidade pediu também informações sobre as medidas que estão sendo tomadas por parte do poder público e orientações do que é necessário para o produtor rural emitir autorizações ou licenças dos órgãos competentes para prevenção e combate ao fogo. 

 

Outra grande preocupação do setor é em relação aos incêndios florestais naturais que acabam em responsabilização administrativa, civil e criminal dos produtores rurais, além dos prejuízos causados pelo fogo nas propriedades. 

 

No mês de julho já foram feitas várias reuniões com representantes da Sema, Corpo de Bombeiros, Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e sindicatos rurais do bioma Pantanal. O setor produtivo está unido para identificar estradas vicinais (áreas mais propícias a queimadas). Além disso, está trocando informações com os órgãos competentes e em busca dos melhores equipamentos para combate ao fogo e de recursos financeiros para os municípios com áreas no Pantanal.   

 

Em Poconé, o prefeito Atail Marques do Amaral decretou, por meio do Decreto nº 74 é de 24 de julho de 2020, situação de emergência devido aos incêndios florestais no município.   

 

Em Cáceres, a presidente do sindicato rural, Ida Beatriz, mobilizou no dia 28 de julho representantes da Sema, Corpo de Bombeiro, Indea e Unemat para discutir planos de ações emergenciais e de prevenção. “A ideia é que a gente aumente o número de pessoas atuando no combate ao incêndio e alertando a população que precisamos diminuir o número de focos. É uma questão fundamental, para que no curto espaço de tempo a gente domine o fogo e reduza os impactos na saúde, meio ambiente, fauna, flora e na economia", disse Ida Beatriz.

 

No dia 29 de julho, o presidente do Sistema Famato, Normando Corral, conduziu uma live com a participação de lideranças do agro de Mato Grosso e do Corpo de Bombeiros para discutir os planos de enfrentamento ao período de estiagem e as medidas que o Governo do Estado tem tomado para combater e controlar os focos de incêndio no Bioma Pantanal. Corral falou dos prejuízos causados ao setor produtivo, aos produtores rurais e à sociedade de um modo geral. Os questionamentos dos internautas durante a live foram protocolados, por meio de ofício, na Sema. 

 

“Infelizmente, os incêndios nessa época do ano sempre são atribuídos ao produtor rural, mas nós combatemos os incêndios. O meio ambiente é a mesa de trabalho do produtor. Se o incêndio for provocado é considerado crime e quem o cometeu deve ser punido pelo poder público. Nós produzimos legalmente e assim continuaremos”, afirmou o presidente Normando Corral.

 

Para assistir a live acesse: https://www.youtube.com/watch?v=8EAulC0DiR4.

 

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Produtores pantaneiros entregam Carta do Pantanal ao governador Mauro Mendes
Produtores rurais e Corpo de Bombeiros juntos contra os incêndios
Sistema Famato promove amanhã uma live para discutir queimadas no Bioma Pantanal
Começa o período proibitivo de queimadas em áreas rurais
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar Retificação do CAR
Senar-MT Responde Nota Avulsa Eletrônica
Bom dia Senar Composição de Dívidas
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT