Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
27 de Jul de 2020

voltar
 
DIA DO PRODUTOR RURAL
Armazenamento em nuvens melhora gerenciamento de propriedades rurais durante pandemia
Produtor Eduardo Godoi, o consultor Valtemir Carlin e o técnico agrícola Gilmar Zimmermann
 

Mais de dois mil quilômetros separam o produtor rural Eduardo Godoi da Agropecuária Reunidas do Papagaio (onde é sócio). A distância foi minimizada graças à tecnologia. Atualmente morando em São Paulo, Godoi acompanha a rotina diária da propriedade localizada em Sapezal-MT, por meio de um processo que foi acelerado com a chegada da pandemia.

 

“Esta nova situação trouxe a digitalização de documentos e contratos e compartilhamento de arquivos em nuvem, que já estávamos planejando há tempos”, afirma.

 

Devido às restrições para prevenção e combate à Covid-19, as viagens à propriedade se tornaram menos frequentes e, segundo o produtor, é possível manter uma boa gestão, mesmo estando longe, apesar da tecnologia não substituir as visitas presenciais. “Não sou a favor de resolver tudo de forma online, mas têm coisas que se adaptam e ajudam a controlar a ansiedade por conta da distância e da circunstância”.

 

Em Rondonópolis, o compartilhamento em nuvens tem auxiliado o gerenciamento do grupo Petrovina Sementes, desde janeiro.  A propriedade conta com um projeto consolidado de conectividade em 12 máquinas (entre tratores e autopropelidos). A ideia consistiu em instalar antenas, roteadores wifi e internet via rádio, em cada equipamento, para captar informações exatas do plantio. Os dados são enviados via internet para a nuvem da empresa e são acessados em tempo real no escritório da propriedade.

 

“Antes pegávamos os dados diretamente nas máquinas somente no fim da operação, entre 17h30 e 19h. Geralmente gastávamos 30 minutos em cada máquina, ou seja, uma hora em cada fazenda”, explica o coordenador de agricultura digital e analista de sistemas, Pedro Mokfa.

 

Desafios - Ambas as propriedades, de Rondonópolis e Sapezal, são acompanhadas pelo Agrihub, um programa do Sistema Famato responsável por fazer a interligação entre produtores rurais e o desenvolvimento tecnológico. As inovações são uma forma dos produtores se adaptarem à nova realidade, porém, há grandes desafios a serem vencidos, como a conectividade no campo.

 

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 71 municípios de Mato Grosso possuem cobertura de internet abaixo de 20% na zona rural. Em pesquisa feita pelo Agrihub com sete propriedades acompanhadas pelo Projeto Rede de Fazendas Alfa, apenas 18% possuem a tecnologia 4G e 66,67% consideram a internet instável.

 

Apesar dos índices ruins, para o head do Agrihub, Otávio Celidônio, a pandemia mudou a relação entre produtores rurais e inovações tecnológicas. “Hoje os produtores estão mais abertos para o uso de tecnologia por conta da pandemia, porque a internet que era uma alternativa para ganhar mais, em alguns casos passou a ser uma única opção”.

 

Segundo Celidônio, a tecnologia tem ajudado os produtores até em compras de insumos e vendas de produtos. “Existem diversas plataformas online para comprar defensivos e fertilizantes. Alguns aplicativos permitem um pool de compras, em que produtores se unem para comprar mais barato”.

 

Lives – Mais informações sobre a pesquisa e o que tem sido feito para melhorar a internet no campo podem ser conferidas na live sobre conectividade, realizada pelo Agrihub dia 30 de junho. A transmissão completa está disponível no canal da entidade, no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=8MkxyWOXvhA).

 

A próxima live será terça-feira, dia 28, às 18h30 de Mato Grosso e 19h30 de Brasília, sobre Previsão Climática. Para marcar o Dia do Agricultor (28 de julho), o painel será composto por produtores rurais que irão compartilhar suas experiências e trazer soluções práticas. Para participar, basta garantir a inscrição neste link: https://t2m.io/LuQfDQm1.   

 

Dia do Produtor Rural – No dia 25 de julho é comemorado o Dia do Produtor Rural. Para marcar a data simbólica, o Sistema Famato elaborou uma série de matérias, posts para as redes sociais e um vídeo institucional que irão circular até o dia 31 de julho.

 

O objetivo é reforçar a importância dos produtores rurais que, mesmo diante de incertezas e dificuldades, não param. Faça chuva ou faça sol, feriado ou final de semana, alimentar o futuro em busca de dias melhores é o que move todo produtor rural.

 

Parabéns a todos os produtores rurais por este e por todos os outros dias!

 

 

 

 



Fonte: Assessoria Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Famato e Fiemt alinham agenda estratégica para trabalhos em conjunto
Prazo para entrega da Declaração do ITR 2020 termina dia 30 de setembro
Imea divulga cronograma de lançamentos de dados da temporada 20/21
Campanha Um Por Todos e Todos Contra a COVID-19 encerra doações nesta quinta-feira (10)
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar Retificação do CAR
Senar-MT Responde Nota Avulsa Eletrônica
Bom dia Senar Composição de Dívidas
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT