Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
27 de Out de 2017

voltar
 
OUTUBRO ROSA
Famato e Apor juntas pela prevenção do câncer de mama
Ascom Famato
 

Desde 2009, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) apoia a campanha Outubro Rosa que alerta para a importância da prevenção do câncer de mama. Neste ano, a Federação adquiriu camisetas da associação “MTmamma amigos do peito” para todos os colaboradores. Na quinta-feira (26/10) a cor “rosa” preencheu os corredores da Famato em homenagem a todas as mulheres portadores do câncer de mama. 

Para selar a iniciativa, a entidade recebeu a visita institucional dos voluntários da Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor) Antonio Miguel Weber dos Santos e Flavio Ribeiro Rocha.

A Apor é uma entidade de caráter beneficente, fundada em 2009, que realiza a prevenção e o tratamento de câncer para moradores de Rondonópolis e região. A instituição tem o envolvimento do Sindicato Rural de Rondonópolis, produtores rurais, empresas e profissionais liberais.

Em 2012, por meio das doações de empresários e da comunidade de Rondonópolis, foi inaugurada a primeira etapa da ala oncológica no 2º andar da Santa Casa. Inicialmente, com 12 apartamentos e o total de 35 leitos, todos equipados com ar-condicionado, televisão, ventilador e bebedouro.

Dois anos depois foi inaugurado o centro cirúrgico com três salas e a ampliação de mais sete apartamentos com 14 leitos. A cada ano a associação avança com as campanhas de prevenção, com exames preventivos do câncer de colo de útero e próstata.

Em 2016 a Apor comemorou mais uma conquista. Com as doações fez a entrega da construção do Centro de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama. “Outra conquista da Apor foi a importação de um aparelho mamógrafo de última geração, que é, sem dúvida, o aparelho mais moderno do Centro-Oeste, com uma qualidade de imagem fora do comum”, disse Antonio Miguel Weber que também é produtor rural e ex-presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis.

De acordo com Weber, os tratamentos oferecidos pela associação são 100% gratuitos e são feitos via Sistema Único de Saúde (SUS). Os custos de manutenção, segundo o produtor, somente são possíveis ser pagos graças às doações e aos leilões que são realizados pelo Sindicato Rural de Rondonópolis e os eventos feitos por outras entidades, como a Maçonaria, nos municípios da região oeste do estado.

Weber destacou também mais uma ação com o envolvimento de engenheiros agrônomos, empresários e agricultores da região: o projeto Plantando a Esperança, lançado no dia 24 de outubro. “Todo o plantio de 237 hectares de soja da safra 2017/2018, a colheita será comercializada e o valor destinado para a Apor”, contou Weber.

O voluntário Flávio reforçou que os pacientes que não têm onde se hospedar na cidade para tratamento, a Apor tem uma casa de apoio que oferece acomodação, alimentação e transporte. “A Apor dá toda a assistência e encaminhamento aos procedimentos necessários, desde o diagnóstico da doença até às sessões de quimioterapias e cirurgias. Nosso papel é dar subsídio para que os médicos possam exercer o atendimento com eficiência e humanização”, destacou Flavio Rocha.   

O vice-presidente da Famato e ex-presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis Francisco Olavo Pugliesi de Castro ressaltou a importância do trabalho realizado pela Apor em prol de pessoas que buscam alento diante de uma doença atinge tantas pessoas. “A Apor é uma entidade que tem o meu respeito e apoio. Estamos falando de uma casa que abriga pessoas com câncer, independentemente da classe social. Ela realiza trabalhos de prevenção e tratamento todos os meses do ano, gratuitamente, com amor e dedicação dos voluntários”, disse Francisco.

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Famato convida produtores rurais para rodada de reuniões públicas
Aliança Agroeconômica lança relatório do 3° trimestre de 2021
Depredação na Aprosoja Brasil é crime contra o agro brasileiro
Blockmeet MT apresenta impactos do blockchain em setores como a agroindústria
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar Retificação do CAR
Senar-MT Responde Nota Avulsa Eletrônica
Bom dia Senar Composição de Dívidas
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT