Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
07 de Mar de 2017

voltar
 
REPRESENTATIVIDADE
Nova diretoria do Sistema Famato é empossada para três anos de mandato
Objetiva Fotos
 

 

Os diretores que ficarão à frente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) durante o triênio 2017-2019 foram empossados na noite de segunda-feira (06/03) em uma solenidade emocionante que reuniu mais de 1.000 pessoas no Cenarium Rural, em Cuiabá. Encabeçada pelo produtor rural Normando Corral, a chapa “Construindo o Futuro” foi eleita no dia 25 de novembro de 2016 com 59,1% dos votos válidos.

 

A principal meta da nova diretoria é implantar uma gestão participativa, regionalizada e descentralizada em que todos os Sindicatos Rurais possam manifestar suas demandas e participar das decisões importantes.

 

“Como Mato Grosso tem dimensões continentais, vamos dividir o estado em dez regiões administrativas, assim a Famato estará mais próxima do produtor rural. Vamos realizar reuniões regionais para identificar, com maior precisão, os problemas locais e buscar soluções que atendam a realidade da região”, explicou o novo presidente, Normando Corral.

 

O produtor rural Rui Prado, que liderou a Famato nos últimos dois mandatos, abriu a cerimônia falando da satisfação de ter presidido a entidade mãe do setor agropecuário de Mato Grosso. Prado aproveitou para agradecer o apoio que recebeu da família e dos companheiros das duas diretorias nos últimos seis anos. O ex-presidente também destacou os feitos do Sistema Famato durante o tempo em que esteve à frente das entidades que formam o sistema.

 

“Para nós é um orgulho muito grande fazer essa transmissão de cargo com a certeza de que avançamos muito nos últimos anos. Dentre os feitos realizados durante o tempo em que presidi o Sistema Famato, destaco a revitalização do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) que tornou-se referência nacional e mundial em dados do setor”, destacou Prado.

 

A modernização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) com a elaboração de cursos e treinamentos para 15 novas cadeias produtivas, a construção dos centros de treinamentos que oferecem qualificação aos trabalhadores rurais, em pareceria com outras entidades do setor, e a entrega de sete Núcleos Avançados de Capacitação (NACs) também foram conquistas relembradas por Prado.

 

Após assinar a ata de posse, o novo presidente do Sistema Famato, Normando Corral, agradeceu a presença de todos na cerimônia e a recepção dos mato-grossenses aos produtores que vieram de outros estados para desbravar Mato Grosso a partir da década de 70. Corral também fez uma homenagem ao falecido deputado federal Homero Pereira, que também presidiu a entidade.

 

“Fui eleito aqui para representar os produtores e nos próximos três anos à frente dessa diretoria farei mais do que o possível para a defesa dos nossos direitos. Não só exigindo o que é nosso, mas também pedindo, solicitando e conduzindo para que isso aconteça da melhor forma possível. Nós quebramos recordes de produção, não podemos permitir que a produção depois de colhida se perca nas estradas em caminhões e atoleiros como vemos na BR-163. Isso tem que parar de acontecer nesse país”.

 

Emocionado, Corral saudou sua mãe, Dona Tereza: "Sou o seu sétimo filho, o caçula. Tenho grande orgulho e alegria em poder te mostrar que aquele moleque, ‘da pá virada’, que muito trabalho lhe deu, transformou-se num homem, que muito trabalha. Essa homenagem faço à senhora. Para mim, é uma alegria imensurável contar com a sua presença aqui, do alto dos seus 88 anos”.

 

Normando lembrou que, coincidentemente, no dia 6 de março de 1984 mudou-se para Mato Grosso junto com sua esposa Maristela. “Você, outra mulher importante na minha vida, me proporcionou dois momentos especiais. O primeiro foi o nascimento do nosso filho, José Otávio, e o segundo é este. Muitas pessoas me ajudaram a chegar até aqui, mas nada disso seria possível sem a sua presença, o seu companheirismo e o seu amor. Obrigado. Eu te amo”, declarou.

 

A cerimônia de posse da nova diretoria do Sistema Famato foi prestigiada por autoridades nacionais e estaduais. Dentre elas o presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) João Martins da Silva. “Me sinto feliz aqui em Mato Grosso, terra que foi descoberta pelos brasileiros na segunda metade do século XX. Estado que hoje é vanguarda em tecnologia da agricultura tropical, de onde saem modelos de produção que são exemplos para todo o país e que bate recorde de produção todos os anos. Produtores de Mato Grosso, contem com o nosso apoio, nossa admiração e a nossa lealdade”.

 

O Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ressaltou a organização da classe produtiva do estado. “Há muitos anos, Mato Grosso vem se organizando nas questões de representatividade de classe. Em Brasília, temos muitos mato-grossenses à frente de entidades importantes. Isso mostra a força  que este estado tem e o respeito que a agricultura de Mato Grosso possui. A Famato pode contar com o apoio do Ministro da Agricultura e pode ter certeza que nós também esperamos contar com o apoio da Famato e das demais entidades para juntos buscarmos as soluções para o setor produtivo”.

 

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, se colocou à disposição da nova diretoria da Famato. “Eu sei da importância desse setor para o nosso estado, por isso, Normando, você tem aqui um amigo, um companheiro que está disposto a buscar soluções e resolver as questões que atormentam o setor produtivo do nosso estado”.

 

Representantes do poder executivo de vários munícipios de Mato Grosso, dos poderes legislativos municipal, estadual e federal, presidentes de federações da agricultura dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Pará e representantes das entidades de classe de Mato Grosso também prestigiaram a cerimônia.

 

Homenagens – Os membros da diretoria 2013-2016 do Sistema Famato receberam das mãos de Rui Prado um reconhecimento pelo período dedicado ao fortalecimento do setor agropecuário.

 

Prado, por sua vez, foi homenageado com o troféu Luiz Alfeu. Criado em 2011 pelo Sistema Famato, o troféu tem o objetivo de prestigiar os presidentes que cumpriram seu papel na gestão das entidades e que contribuíram para o desenvolvimento da agropecuária de Mato Grosso.

 

Representando todas a mulheres que trabalham em prol do setor produtivo de Mato Grosso, a produtora rural de Matupá, Cecília Stafuzza, também foi homenageada pela Famato. 

 

Conheça os membros da nova diretoria do Sistema Famato

 

Presidente: Normando Corral

1º Vice-presidente: Francisco Olavo Pugliesi de Castro

2º Vice-presidente: Marcos da Rosa

Diretor de Relações Institucionais: José Luiz Martins Fidelis

Vice-diretor de Relações Institucionais: Luiz Carlos de Oliveira

Diretor Administrativo-Financeiro: Vilmondes Sebastião Tomain

Vice-diretor Administrativo-Financeiro: Valdécio Tarsis Rezende Fernandes

 

Suplentes da Diretoria:

1º Suplente: Antonio Carlos Carvalho de Sousa

2º Suplente: Édio Brunetta

3º Suplente: Milton Carlos Zolin

4º Suplente: Eduardo Minoru Sako

5º Suplente: Etso Rosolin

 

Diretorias Regionais:

Vice-presidente Região I: José Lino Geraldo Martins Rodrigues

Suplente: David Fernandes e Silva

Vice-presidente Região II: Maurildo Daniel Lauro

Suplente: Jairo Alves de Sousa

Vice-presidente Região III: Marcio Paes da Silva de Lacerda

Suplente: Luiz Carlos da Silva

Vice-presidente Região IV: Antonio Fernandes de Mello

Suplente: Otalécio Januário de Sá

Vice-presidente Região V: Gladir Tomazelli

Suplente: Daniel Guimarães Borges

 

Conselho Fiscal – Efetivos:

1) Benedito Francisco de Almeida

2) Dirceu Oliveira dos Santos

3) Joaquim José de Almeida

 

Conselho Fiscal – Suplentes:       

1) José Teixeira

2) José Aparecido Cazzeta

3) Ricardo da Silva Correa



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Marcos da Rosa assume interinamente a presidência da Famato
Normando Corral é reeleito para presidir a Famato por mais três anos
Famato prestigia posse da nova diretoria da Assembleia Legislativa de MT
Comissão de Meio Ambiente da Famato empossa novos membros
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar Retificação do CAR
Senar-MT Responde Nota Avulsa Eletrônica
Bom dia Senar Composição de Dívidas
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT