Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
   
 
 
23 de Out de 2019
 
INDEPENDÊNCIA INDÍGENA
Comitiva leva índios Xavantes para estágio com Parecis
 
Assessoria de Imprensa SR Primavera do Leste - Fabrício Costa
 

Na manhã de sábado (19), uma comitiva saiu de Primavera do Leste rumo a Campo Novo do Parecis,  a 680 km de Primavera do Leste, o objetivo da viagem foi dar início a segunda fase do projeto "Independência Indígena", referente à capacitação profissional dos índios Xavantes, que agora irão aprender na prática como é possível aplicar a agricultura mecanizada a exemplo dos índios Parecis que já implementaram a prática há 12 anos, e hoje colhem os resultados.

Na ocasião, integraram a comitiva: José Nardes, presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, Henrique Amaral, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Primavera do Leste, Domingos Mahoro Ê Ô, cacique, Graciano Aodzané Pronhopa cacique e Agnaldo Pereira representante de assuntos indígenas Xavante, e três índios Xavantes que irão estagiar em uma das unidades da cooperativa do povo Parecis.

A iniciativa faz parte do  projeto "Independência Indígena", que já proporcionou capacitação profissional a 60 indígenas da etnia Xavante.  Os cursos do projeto foram iniciados no mês de março de 2019, através de uma parceria entre Sindicato Rural de Primavera do Leste e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT): Aplicação de Agrotóxico Utilizando Pulverizador Autopropelido e Operador de Trator Agrícola.

"O objetivo agora é incluir os índios que fizeram o curso em estágios. Já temos cerca de 10 deles trabalhando em fazendas em Primavera do Leste e trouxemos mais três para estagiar com os índios Parecis que são exemplos de produção agrícola", explicou o presidente José Nardes, que ainda fez questão de destacar que: “O próximo passo é promover esse desenvolvimento para os índios xavantes de Primavera do Leste, que tem 132 mil hectares de terra e estão passando fome. Agora, com essa abertura do governo, vamos conseguir torná-los independentes para que eles tenham uma vida descente”.

Para o cacique Domingos Mahoro Ê Ô, líder de Politicas Indígenas e não Indígenas do Povo Xavante, o projeto é o caminho para tirar o povo xavante da miséria e promover o desenvolvimento da agricultura. "Hoje nós viemos somar forças com os Parecis e não estamos mais sozinhos. Essa parceria é o primeiro passo e o segundo a gente vem somar a experiência de trabalho para buscar um futuro melhor para nossa comunidade" destacou.  

A prefeitura de Primavera do Leste que também apoia o projeto e esteve representada pelo secretário de  Agricultura e Meio Ambiente, Henrique Amaral, o qual destacou a  grandiosidade da iniciativa: "Estamos alinhando junto aos  idealizadores do projeto a  participação da prefeitura, através de auxilio em agricultura familiar, capacitações e orientações para o povo Xavante no Projeto Independência Indígena", comentou Amaral.

Já o dono da casa, Cacique Ronaldo Parecis, recebeu a comitiva com entusiasmo:  "é um prazer muito grande ver os povos indígenas buscando essa autonomia juntos, baseado no que já estamos desenvolvendo com os povos Nambikwara e Manoki e  agora os Xavantes chegando para somar  forças.  Um povo muito forte e  guerreiro para somar  junto com nós nessa atividade", finalizou Ronaldo Parecis, presidente da Cooperativa Coopihanana  cooperativa indígenas



Fonte: Assessoria de Imprensa SR Primavera do Leste - Fabrício Costa