Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
   
 
 
24 de Mai de 2019
 
RIO BRANCO
Sindicato Rural comemora aniversário da cidade com reunião de trabalho
 
Ascom Senar-MT
 

Com o lema: “Se você produtor rural tem algum problema procure o nosso Sindicato que vamos ajudá-lo a solucionar”, o Sindicato Rural de Rio Branco aproveitou o aniversário da cidade para fazer uma reunião de trabalho com a equipe do Sistema Famato. “Só conseguimos ajudar o produtor porque temos o Sistema Famato e a Confederação que também nos ajuda bastante. Ao longo de toda a minha gestão tenho recebido total apoio do Sistema Famato. Isso é muito importante para nós”, destaca o presidente do Sindicato Rural de Rio Branco Bruno Fernandes Faria.

 

O pecuarista Antonio Alves do Nascimento destacou que este é um momento de se unir para enfrentar as dificuldades. “Ter a equipe do Sistema Famato em nosso município para conversar conosco e nos ajudar a encontrar soluções para nossas dificuldades é muito gratificante. É neste momento que temos a certeza de que sozinhos não vamos a lugar nenhum. É nestes momentos que vemos a importância do Sistema Sindical”, destaca.

 

Outro ponto que o presidente do Sindicato de Rio Branco enfatizou foi o trabalho realizado pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). “É inovador. Além da capacitação e qualificação de mão de obra que é primordial para o nosso setor, essa nova forma de fazer o Plano Anual de Trabalho (PAT) está sendo muito produtivo e trazendo novas ideias. Temos certeza que, com isso, vamos melhorar muito a qualidade dos nossos serviços e também dos treinamentos ofertados”.

 

A conversa foi longa com várias solicitações de ajuda. As equipes da Famato, Senar e Imea orientaram cada um dos produtores rurais sobre como proceder em suas dificuldades. Vários assuntos como o Fethab e a importância do sistema sindical estiveram em pauta. “Estou vendo a promessa que nos foi feita - de levar o Sistema Famato até o produtor - sendo cumprida. Isso é muito importante para nós que somos muito carentes em todos os sentidos”, destaca o produtor rural e vereador, Almir Fockin.

 

Há 17 anos o Sindicato Rural de Rio Branco atende cerca de quatro mil produtores da região, incluindo os de Salto do Céu e Lambari D’Oeste. Ao todo realizamos em média 40 treinamentos por ano. “Um pouco diferente da maioria dos municípios mato-grossenses, ofertamos treinamentos em diversas cadeias produtivas. Temos uma demanda bastante diversificada. A base da nossa economia é a pecuária, soja e a cana de açúcar, mas estamos buscando o desenvolvimento de outras cadeias produtivas”.

 

O presidente destacou também a importância das parcerias. “Além das prefeituras, entidades e instituições temos também a parceria das lideranças”.

 

O evento contou com a presença do presidente licenciado da Famato, Normando Corral, dos diretores Vilmondes Tomain (administrativo e financeiro) e José Luiz Martins Fidelis(relações institucionais), do assessor especial sindical, Rui de Faria, e do superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio.

 

Além de dezenas de produtores, o presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira Leite, esteve presente na reunião. A prefeitura foi representada pelo vice-prefeito do município, Edmilson Alves Santos, e por Marília Pereira e a Câmara Municipal teve como representante o vereador Almir Fockin.

 

 



Fonte: Ascom Senar-MT