Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
   
 
 
16 de Abr de 2019
 
COMUNIDADE CIDADE MORENA
Sindicato Rural de Aripuanã e Coopamor promovem 2º Festa da Colheita de Soja
 
Senar-MT
 

O Sindicato Rural de Aripuanã e a Cooperativa Agropecuária Morena (Coopamor) promoveram nos dias 13 e 14 de abril a 2º Feira Agropecuária Coopamor e a Festa da Colheita de Soja. O evento aconteceu na Comunidade Cidade Morena, cerca de 60 km da área urbana de Aripuanã. A feira agrícola abriu um leque de oportunidades e bons negócios aos mais de 60 produtores rurais da região que visitaram a exposição de máquinas e equipamentos agrícolas.

 

No sábado (13/04), o produtor rural de Tangará da Serra, Ricardo Arioli, falou aos agricultores sobre “Sustentabilidade como fator de produção”. Para Arioli, a palestra foi produtiva, tendo em vista que a principal atividade da comunidade rural é a cultura da soja e a integração lavoura e pecuária. “Estamos falando em uma comunidade em desenvolvimento, onde a soja e a integração entre a cultura agrícola e a pecuária estão expandindo na região, mesmo diante das dificuldades no escoamento da produção. E a sustentabilidade como fator de produção implica na capacidade dos produtores em continuar produzindo mais e melhor, possibilitando assim, o desenvolvimento econômico”, disse Arioli, que também é agricultor.

 

O presidente do Sindicato Rural de Aripuanã, Djalma Aparecido de Melo, contou que a logística de escoamento é um dos principais gargalos dos produtores que precisam se deslocar mais de 130 km para chegar ao silo mais próximo. “O que a comunidade Cidade Morena precisa de mais urgente são de investimentos para a construção de um silo para armazenar a soja produzida”, apontou Djalma.

 

Para o presidente, eventos como este agregam valor à produção agrícola da região. “A comunidade Cidade Morena é formada por homens do campo, da terra, que vivem e se alimentam do campo, e, além de tudo, carregam consigo uma vasta experiência. Mas são sedentos de informações, conhecimento, novas tendências de mercado e tecnologias. E tudo isso dificilmente chega à comunidade com facilidade devido à distância. Essa parceria, entre o sindicato e a Coopamor garante a eles todas essas novidades. Conseguimos com essa feira agregar prática, conhecimento e inovação. Foi uma troca de experiências”, contou. 

 

Também participou da Festa da Colheita de Soja o assessor de Relações Institucionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Rogério Romanini.

 

 

 

 



Fonte: Ascom Famato