Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
   
 
 
29 de Mar de 2019
 
PARECIS SUPERAGRO
Cultura do feijão é destaque na Parecis SuperAgro
 
Assessoria Parecis SuperAgro
 

O mercado do feijão está em expansão em Mato Grosso. De acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2018/19 a estimativa é de plantio de 259,5 mil hectares, produzindo mais de 354 mil toneladas da leguminosa. Na região do Chapadão do Parecis, os produtores rurais estão apostando nas lavouras de feijão como segunda e até terceira safra.

Por isso, a Parecis SuperAgro realizará no dia 9 de abril um dia de campo sobre feijão. Serão quatro palestras que levarão aos agricultores informações sobre doenças de solo do feijão, mercado, variedades e pulses e nutrição vegetal, proferidas por especialistas da Embrapa Goiás, Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe) e da Satis. O evento será das 7h30 às 10h30, na fazenda Dois Irmãos, em Campo Novo do Parecis.

“Com o preço instável de outras variedades, além de problemas como pragas e doenças, é preciso fazer rotação de cultura. O feijão está se encaixando nesta rotatividade na nossa região, tanto como rotação como também como opção de terceira safra, especialmente para quem tem pivô nas lavouras”, explica Jonas Iapp, vice-presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis.

Segundo ele, o feijão tem algumas particularidades, como o gosto pela chuva, “mas não tanto”. “Normalmente, a safra é feita entre final de janeiro e início de março. O ciclo é curto, então é possível aproveitar bem. O manejo é que precisa ser bem cuidadoso porque, com o excesso de umidade, prolifera muito as doenças fúngicas”, diz Jonas.

O dia de campo sobre feijão tem inscrição gratuita, que deve ser realizada na hora do evento.

Saiba mais

A Parecis SuperAgro 2019 é realizada pelo Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis e patrocinada pela Aprosoja-MT, Senar-MT, Áster e Syngenta. Tem apoio da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da Acrimat e a previsão de público é de 20 mil pessoas nos quatro dias da feira – 9 a 12 de abril. A entrada é gratuita.



Fonte: Assessoria Parecis SuperAgro