Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
Prêmio Sistema Famato em Campo
Prorrogado prazo da Dívida Ativa da União
Imposto Territorial Rural - ITR 2018
   
 
 
08 de Jun de 2018
 
PLANTIO DIRETO
Sindicato Rural de Sorriso lança 16º Encontro Nacional de Plantio Direto
 
Sindicato
 

O lançamento do 16º Encontro Nacional de Plantio Direto aconteceu ontem (07/06) no Sindicato Rural de Sorriso. O evento será de 1º a 3 de agosto e é uma promoção bianual da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP) com o apoio do sindicato, Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso-MT) e Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAMT).

 

Participaram do lançamento o presidente do Sistema Famato, Normando Corral, o diretor de Relações Institucionais, José Luiz Fidelis, o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Alexandre Pedro Schenkel, e outras lideranças do agro e autoridades públicas locais.

 

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Luimar Luiz Gemi, a expectativa é de que 1 mil pessoas, entre produtores, assistentes técnicos, consultores, professores, pesquisadores, empresários e estudantes, participem do encontro para debater e adquirir informações sobre os novos rumos das pesquisas na área do Sistema Plantio Direto (SPD).

 

Embora o tema principal seja o plantio direto, Luimar informou que a programação inclui outros assuntos de interesse dos produtores como: sucessão familiar no agronegócio, aplicação de insumos, liderança e formas de gestão no agro, integração lavoura-pecuária (ILP), resultados de pesquisas, nematoides, entre outros. Dos palestrantes confirmados está o precursor do plantio direto do Brasil, Herbert Bartz.

 

"Com o plantio direto, conseguimos transformar o solo do cerrado mato-grossense que era improdutivo para altamente fértil e produtivo. Chegamos onde estamos hoje por conta dessa transformação de solo pobre para um solo rico. O plantio direto teve uma grande contribuição nisso, pois permitiu diminuir custos aos produtores e a estruturação do solo", afirmou o presidente Luimar.

 

O SPD oferece aos produtores maior rentabilidade pela maior estabilidade da produção, associada à redução dos custos de produção e à possibilidade de conciliar a produção agropecuária com a proteção ambiental. O sistema consiste em um complexo de processos tecnológicos destinados à exploração de sistemas agrícolas produtivos, compreendendo mobilização de solo apenas na linha ou cova de semeadura, manutenção permanente da cobertura do solo, diversificação de espécies e minimização ou supressão do intervalo de tempo entre colheita e semeadura.

 

"O plantio direto é um dos mecanismos que ajuda a promover o pujante desenvolvimento que Mato Grosso tem demonstrado nos últimos anos", afirmou o presidente do Sistema Famato, Normando Corral.

 

Além dos debates, serão apresentados trabalhos científicos em sessão pôsteres, divididos em diferentes sessões que abrangem todos os aspectos da ciência e da tecnologia do SPD.

 

Para participar, as inscrições podem ser feitas neste site: https://febrapdp.org.br/16enpdp/site/

 

A programação completa pode ser conferida aqui: https://febrapdp.org.br/16enpdp/site/#programacao



Fonte: Ascom Famato