Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
Prorrogado prazo da Dívida Ativa da União
TV Famato, informação sempre perto de você
Gefine 2.0 disponível
   
 
 
08 de Jun de 2018
 
PLANTIO DIRETO
Sindicato Rural de Sorriso lança 16º Encontro Nacional de Plantio Direto
 
Sindicato
 

O lançamento do 16º Encontro Nacional de Plantio Direto aconteceu ontem (07/06) no Sindicato Rural de Sorriso. O evento será de 1º a 3 de agosto e é uma promoção bianual da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP) com o apoio do sindicato, Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso-MT) e Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAMT).

 

Participaram do lançamento o presidente do Sistema Famato, Normando Corral, o diretor de Relações Institucionais, José Luiz Fidelis, o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Alexandre Pedro Schenkel, e outras lideranças do agro e autoridades públicas locais.

 

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Luimar Luiz Gemi, a expectativa é de que 1 mil pessoas, entre produtores, assistentes técnicos, consultores, professores, pesquisadores, empresários e estudantes, participem do encontro para debater e adquirir informações sobre os novos rumos das pesquisas na área do Sistema Plantio Direto (SPD).

 

Embora o tema principal seja o plantio direto, Luimar informou que a programação inclui outros assuntos de interesse dos produtores como: sucessão familiar no agronegócio, aplicação de insumos, liderança e formas de gestão no agro, integração lavoura-pecuária (ILP), resultados de pesquisas, nematoides, entre outros. Dos palestrantes confirmados está o precursor do plantio direto do Brasil, Herbert Bartz.

 

"Com o plantio direto, conseguimos transformar o solo do cerrado mato-grossense que era improdutivo para altamente fértil e produtivo. Chegamos onde estamos hoje por conta dessa transformação de solo pobre para um solo rico. O plantio direto teve uma grande contribuição nisso, pois permitiu diminuir custos aos produtores e a estruturação do solo", afirmou o presidente Luimar.

 

O SPD oferece aos produtores maior rentabilidade pela maior estabilidade da produção, associada à redução dos custos de produção e à possibilidade de conciliar a produção agropecuária com a proteção ambiental. O sistema consiste em um complexo de processos tecnológicos destinados à exploração de sistemas agrícolas produtivos, compreendendo mobilização de solo apenas na linha ou cova de semeadura, manutenção permanente da cobertura do solo, diversificação de espécies e minimização ou supressão do intervalo de tempo entre colheita e semeadura.

 

"O plantio direto é um dos mecanismos que ajuda a promover o pujante desenvolvimento que Mato Grosso tem demonstrado nos últimos anos", afirmou o presidente do Sistema Famato, Normando Corral.

 

Além dos debates, serão apresentados trabalhos científicos em sessão pôsteres, divididos em diferentes sessões que abrangem todos os aspectos da ciência e da tecnologia do SPD.

 

Para participar, as inscrições podem ser feitas neste site: https://febrapdp.org.br/16enpdp/site/

 

A programação completa pode ser conferida aqui: https://febrapdp.org.br/16enpdp/site/#programacao



Fonte: Ascom Famato