Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
   
 
 
15 de Fev de 2018
 
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde recebe produtores de Santa Maria-RS
 
Sindicato Rural
 

Uma comitiva de aproximadamente 40 produtores rurais do município de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, visitou nesta semana o Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde. O objetivo foi conhecer o sistema de produção mato-grossense e saber mais sobre o Sistema Famato, formado pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e os 92 Sindicatos Rurais do estado. 


O presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Carlos Alberto Simon, apresentou a força sindical no município e mostrou dados da produção agropecuária no estado, informações sobre manejo, armazenagem de grãos, logísticas, investimentos, pragas, doenças e outros. Na ocasião também foram discutidos assuntos relacionados ao Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural (Funrural) e a Contribuição Sindical Rural.  


Na oportunidade, o grupo visitou a Fundação Rio Verde e propriedades rurais em plena colheita de soja. Os produtores fizeram vários questionamentos sobre investimentos, as regiões mais favoráveis para adquirir áreas e demonstraram interesse especialmente no cultivo de soja.

 
Para o presidente do sindicato Carlos Simon, eventos técnicos como este fortalecem a entidade, assim como auxiliam os produtores rurais nas tomadas de decisão na hora de pensar em investimentos nas propriedades rurais. “Com essa troca de experiências temos a oportunidade de ensinar e aprender e isso é muito enriquecedor para nós. Vimos com bons olhos esse interesse de produtores de outros estados de nos visitarem para conhecer nossos exemplos de sustentabilidade e rentabilidade. Visitas como essa nos fortalecem enquanto entidade, mostra a força de Mato Grosso no agronegócio e contribui para o desenvolvimento de outros estados brasileiros”, disse Simon.


Simon ainda acrescentou que essa integração e o conhecimento das pessoas são importantes, visto que muitos não conhecem Mato Grosso e têm ideias distorcidas da real situação. “O interessante é que eles conheceram in loco, viram colheitas, percorreram fazendas e ainda tivemos mais de uma hora e meia de conversa, tirando dúvidas e trocando experiências. Na verdade os problemas enfrentados são os mesmo, o que difere são as regiões, levando em conta que o Rio Grande do Sul tem grandes produções”, contou Simon.


Participaram da comitiva produtores de soja e arroz, produtores cooperados da Cooperativa Agrícola Mista Sul Riograndense (Camsul) e associados da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul). 


Também participaram da reunião membros da diretoria do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde e produtores da região.
 



Fonte: Ascom Famato