Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
TV Famato, informação sempre perto de você
Prorrogação da apresentação do georreferenciamento
LUTO OFICIAL
   
 
 
18 de Dez de 2017
 
SR ÁGUA BOA
Diretoria do Sindicato Rural de Água Boa toma posse para o triênio 2018/2021
 
Ascom Famato
 

Natural de Colorado, no Rio Grande do Sul, Antonio Fernandes de Mello presidirá por mais três anos o Sindicato Rural de Água Boa, município em que ele vive desde 1993 e onde, de lá para cá, participa ativamente dos assuntos ligados ao agronegócio da região e de Mato Grosso.

 

A cerimônia de posse da diretoria eleita para conduzir o sindicato no triênio 2018/2021 aconteceu na noite de sexta-feira (15/12) e contou com a participação de várias lideranças do setor, entre elas o segundo vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos da Rosa, representantes do Poder Público, amigos, familiares, parceiros e associados do sindicato.

 

Nos últimos três anos, Tonico, como é conhecido na região, priorizou os treinamentos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Para 2018, o plano é promover 85 novos treinamentos.

 

Atualmente, o sindicato tem um trabalho interessante de ressocialização com os detentos da cadeia municipal e que será mantido no próximo triênio. “Os detentos que estão para serem liberados podem se inscrever em treinamentos do Senar. São cursos voltados para soja e milho, treinamentos sobre maquinário e sobre a INR 31”, conta o dirigente.

 

Os trabalhos em parceria com as polícias militar e civil também serão mantidos. Em setembro, o sindicato lançou a cartilha “Segurança Rural”, com o apoio da Famato e da Polícia Judiciária Civil. O material traz algumas medidas simples que podem ser adotadas pelo produtor para evitar roubos e furtos de gados, de defensivos e outros insumos, maquinários e implementos e às residências rurais.

 

Segundo Tonico, a cartilha tem sido procurada e, inclusive, será necessário imprimir novos exemplares. Além disso, sindicatos próximos da região seguirão o mesmo modelo. “Nossa convivência com as polícias militar e civil melhorou bastante com essa parceria da cartilha”, relata.

 

Entre as principais atividades econômicas do município de Água Boa está a pecuária, que ocupa em torno de 300 mil hectares, e as produções de soja e milho, que estão em 160 mil hectares. O maior desafio da região, conforme o presidente, é a logística.

 

O fundador do sindicato, Olmeri Barcelos de Carvalho, 82 anos, que presidiu a entidade de 1981 até 1985, sabe bem dessas dificuldades. Vive em Água Boa há 47 anos e acompanhou de perto o desenvolvimento da região. “Todo início é bastante difícil, mas tive o privilégio de somar comigo um grupo muito eficiente que ao invés de eu orientá-los, eles me orientavam. Fizemos um trabalho bom”, recorda.

 

O segundo vice-presidente da Famato, Marcos da Rosa, aproveitou a oportunidade para falar sobre os trâmites do Funrural. O Senado Federal aprovou na última quinta-feira (14) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 165/2017, que institui o Programa de Regularização Tributária Rural (PRR) na Secretaria da Receita Federal do Brasil e na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O texto agora está para a sanção do presidente Michel Temer que terá até 15 dias para aprová-lo.

 

Marcos também destacou os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelas entidades que compõem o Fórum Agro MT e como é desenvolvido o trabalho feito pelo Instituto Pensar Agro (IPA).

 

Com sede em Brasília, o IPA é uma entidade sem fins lucrativos, congrega 43 entidades representativas do setor produtivo rural que debatem estratégias para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Elas dão suporte aos trabalhos da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

 

Ao final da cerimônia de posse foi inaugurada a parte que faltava concluir da nova sede do sindicato: o salão de eventos. A inauguração do novo prédio aconteceu em 2015 com a entrega da parte administrativa e auditório.

 

Também participaram da posse o prefeito de Água Boa, Mauro Rosa da Silva, o presidente da Câmara de Vereadores, José Ari Zandoná, o deputado estadual Guilherme Maluf, o presidente do Sindicato Rural de Canarana, Arlindo Cancian, o vice-presidente do Sindicato Rural de Querência, Neuri Wink, o diretor da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Marcos Jacinto, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades públicas.

 

Triênio 2018/2021 – Sindicato Rural de Água Boa

Presidente: Antonio Fernandes De Mello

Vice-presidente: Euclasio Garrutti Junior

1º Secretario: Everton Pezzini

2° Secretario: Claucirlower

1ª Tesoureira: Cheila Lorini Foschiera

2º Tesoureiro: Jose Luiz Polizelli

Suplente: Jose Eugenio Rosa

Suplente: Leoni Pedro Sari

Suplente: Jetson Giacomolli

Suplente: Cesar Andeson Giacomolli

Suplente: Rodrigo Matos Carvalho

Suplente: Tiago Eduino Mroginski

Conselho Fiscal: Eugenio Mario Possamai

Conselho Fiscal: Claudio Sergio Pretto

Conselho Fiscal: Laércio Fernandes Fassoni

Suplente do Conselho Fiscal: Valter Pereira De Souza

Suplente do Conselho Fiscal: Elza Ferreira De Rezende

Suplente do Conselho Fiscal: João Ireno Lunkes

 



Fonte: Ascom Famato