Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
Retrospectiva 2017 - Jornal Famato em Campo
Atenção aos Prazos
Contribuição Sindical Pessoa Jurídica
   
 
 
18 de Dez de 2017
 
SR ÁGUA BOA
Diretoria do Sindicato Rural de Água Boa toma posse para o triênio 2018/2021
 
Ascom Famato
 

Natural de Colorado, no Rio Grande do Sul, Antonio Fernandes de Mello presidirá por mais três anos o Sindicato Rural de Água Boa, município em que ele vive desde 1993 e onde, de lá para cá, participa ativamente dos assuntos ligados ao agronegócio da região e de Mato Grosso.

 

A cerimônia de posse da diretoria eleita para conduzir o sindicato no triênio 2018/2021 aconteceu na noite de sexta-feira (15/12) e contou com a participação de várias lideranças do setor, entre elas o segundo vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos da Rosa, representantes do Poder Público, amigos, familiares, parceiros e associados do sindicato.

 

Nos últimos três anos, Tonico, como é conhecido na região, priorizou os treinamentos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Para 2018, o plano é promover 85 novos treinamentos.

 

Atualmente, o sindicato tem um trabalho interessante de ressocialização com os detentos da cadeia municipal e que será mantido no próximo triênio. “Os detentos que estão para serem liberados podem se inscrever em treinamentos do Senar. São cursos voltados para soja e milho, treinamentos sobre maquinário e sobre a INR 31”, conta o dirigente.

 

Os trabalhos em parceria com as polícias militar e civil também serão mantidos. Em setembro, o sindicato lançou a cartilha “Segurança Rural”, com o apoio da Famato e da Polícia Judiciária Civil. O material traz algumas medidas simples que podem ser adotadas pelo produtor para evitar roubos e furtos de gados, de defensivos e outros insumos, maquinários e implementos e às residências rurais.

 

Segundo Tonico, a cartilha tem sido procurada e, inclusive, será necessário imprimir novos exemplares. Além disso, sindicatos próximos da região seguirão o mesmo modelo. “Nossa convivência com as polícias militar e civil melhorou bastante com essa parceria da cartilha”, relata.

 

Entre as principais atividades econômicas do município de Água Boa está a pecuária, que ocupa em torno de 300 mil hectares, e as produções de soja e milho, que estão em 160 mil hectares. O maior desafio da região, conforme o presidente, é a logística.

 

O fundador do sindicato, Olmeri Barcelos de Carvalho, 82 anos, que presidiu a entidade de 1981 até 1985, sabe bem dessas dificuldades. Vive em Água Boa há 47 anos e acompanhou de perto o desenvolvimento da região. “Todo início é bastante difícil, mas tive o privilégio de somar comigo um grupo muito eficiente que ao invés de eu orientá-los, eles me orientavam. Fizemos um trabalho bom”, recorda.

 

O segundo vice-presidente da Famato, Marcos da Rosa, aproveitou a oportunidade para falar sobre os trâmites do Funrural. O Senado Federal aprovou na última quinta-feira (14) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 165/2017, que institui o Programa de Regularização Tributária Rural (PRR) na Secretaria da Receita Federal do Brasil e na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O texto agora está para a sanção do presidente Michel Temer que terá até 15 dias para aprová-lo.

 

Marcos também destacou os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelas entidades que compõem o Fórum Agro MT e como é desenvolvido o trabalho feito pelo Instituto Pensar Agro (IPA).

 

Com sede em Brasília, o IPA é uma entidade sem fins lucrativos, congrega 43 entidades representativas do setor produtivo rural que debatem estratégias para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Elas dão suporte aos trabalhos da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

 

Ao final da cerimônia de posse foi inaugurada a parte que faltava concluir da nova sede do sindicato: o salão de eventos. A inauguração do novo prédio aconteceu em 2015 com a entrega da parte administrativa e auditório.

 

Também participaram da posse o prefeito de Água Boa, Mauro Rosa da Silva, o presidente da Câmara de Vereadores, José Ari Zandoná, o deputado estadual Guilherme Maluf, o presidente do Sindicato Rural de Canarana, Arlindo Cancian, o vice-presidente do Sindicato Rural de Querência, Neuri Wink, o diretor da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Marcos Jacinto, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades públicas.

 

Triênio 2018/2021 – Sindicato Rural de Água Boa

Presidente: Antonio Fernandes De Mello

Vice-presidente: Euclasio Garrutti Junior

1º Secretario: Everton Pezzini

2° Secretario: Claucirlower

1ª Tesoureira: Cheila Lorini Foschiera

2º Tesoureiro: Jose Luiz Polizelli

Suplente: Jose Eugenio Rosa

Suplente: Leoni Pedro Sari

Suplente: Jetson Giacomolli

Suplente: Cesar Andeson Giacomolli

Suplente: Rodrigo Matos Carvalho

Suplente: Tiago Eduino Mroginski

Conselho Fiscal: Eugenio Mario Possamai

Conselho Fiscal: Claudio Sergio Pretto

Conselho Fiscal: Laércio Fernandes Fassoni

Suplente do Conselho Fiscal: Valter Pereira De Souza

Suplente do Conselho Fiscal: Elza Ferreira De Rezende

Suplente do Conselho Fiscal: João Ireno Lunkes

 



Fonte: Ascom Famato