Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
Prorrogado prazo da Dívida Ativa da União
TV Famato, informação sempre perto de você
Gefine 2.0 disponível
   
 
 
18 de Dez de 2017
 
REPRESENTATIVIDADE
Sindicatos Rurais de Nova Maringá e de União do Sul estão filiados ao Sistema Famato
 
Ascom Famato
 

Fundados em agosto deste ano, os Sindicatos Rurais Nova Maringá e União do Sul estão oficialmente filiados ao Sistema Famato. A filiação foi votada e aprovada em Assembleia Geral da Famato dia 7 de dezembro. Agora o Sistema Famato passa a ter 92 Sindicatos Rurais federados.

 

José Luiz Fidelis, diretor de Relações Institucionais da Famato, comemora a filiação de mais dois sindicatos e comenta que “é por meio das entidades municipais de representatividade que o produtor rural matém contato com o Sistema”.

 

O cuiabano Diogo Molina, presidente do Sindicato Rural de União do Sul neste primeiro mandato, conta que os produtores do município já estavam organizados em uma associação, mas sentiram a necessidade de estarem filiados à Famato. “Estando filiado à entidade mãe nós vamos abranger todos os produtores e teremos mais forças nas demandas municipais. Um dos passivos que vamos buscar auxílio da Famato para resolver são as questões fundiárias que nos causam muitos transtornos”.

 

Nova Maringá passa por uma transição da atividade econômica, antes o extrativismo madeireiro predominava, depois foi substituído pela pecuária e hoje o município possui 250 mil hectares de lavoura plantada. O sindicato está sendo presidido pelo produtor Alexandre Pizzolato. Ele é natural do Rio Grande do Sul, mas está em Mato Grosso desde 2002.

 

O secretário do sindicato de Nova Maringá, Ricardo Ono, falou na assembleia que acredita que a adesão ao Sistema trará mais credibilidade ao trabalho que será desenvolvido pela entidade. “Já temos 37 produtores associados e prevemos que a nossa filiação ao Sistema contribuirá para aumentar esse número, pois muitos produtores ainda estavam receosos em fazer parte de um sindicato que era apenas local. Por meio da Famato nossa voz será ouvida em todo o estado e no Brasil”, diz Ono.

 

Além da Famato e dos 92 Sindicatos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) também compõem o Sistema Famato.



Fonte: Ascom Famato