Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
Projeto rentabilidade no meio rural em MT
Cartilha Segurança Rural
Prêmio Sistema Famato em Campo
   
 
 
13 de Nov de 2017
 
REGISTRO SINDICAL
Ministério do Trabalho concede registro sindical ao Sindicato Rural de Gaúcha do Norte
 
Ascom Famato
 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) informa que a Justiça Federal concedeu a Antecipação de Tutela (liminar) determinando o Registro Sindical do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte. A ação judicial foi promovida pelo Núcleo Jurídico da Famato em nome do sindicato. A decisão foi proferida pela Juíza Federal substituta da 4ª Vara em substituição na 1ª Vara de Mato Grosso, Debora Cardoso de Souza Vilela, no dia 6 de novembro de 2017.

 

Em 2007, o Sindicato Rural havia ingressado com um pedido de registro no Ministério do Trabalho e Emprego (MPE), porém o pedido foi indeferido. Na ocasião, o MTE questionou a representação da entidade sindical.

 

Um novo estatuto foi apresentado ao MPE, em 2010, com o novo texto, o mesmo descrito em outros pedidos de registros dos sindicatos rurais, desde 2007. Diz trecho do  Estatuto: “(...)a representação do empresário ou empregador rural, inclusive de agroindústria, no que se refere às atividades primárias e os produtores em regime de economia familiar, nos termos da legislação”.

 

A gestora jurídica da Famato Elizete Ramos explica que apesar de inúmeros registros terem sido concedidos com essa mesma descrição da representação da categoria, o Ministério do Trabalho indeferiu o registro do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte. “Essa postura do Ministério do Trabalho em deferir o registro sindical a vários sindicatos e negá-lo ao Sindicato de Gaúcha do Norte, em idêntica situação, constitui indesculpável violação ao princípio isonômico consagrado no caput do art. 5º da Constituição Federal. Por essa razão, a Famato, em nome do sindicato de Gaúcha do Norte, ingressou com uma ação judicial para reverter a situação”, disse Elizete.

 

O MPE tem o prazo de 20 dias para comprovar o registro do sindicato em questão.

 

 



Fonte: Ascom Famato