Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
Projeto rentabilidade no meio rural em MT
Cartilha Segurança Rural
Prêmio Sistema Famato em Campo
   
 
 
04 de Set de 2017
 
REPRESENTATIVIDADE
Dois novos Sindicatos Rurais são fundados em Mato Grosso
 
Famato
 

Mais dois municípios de Mato Grosso contam com Sindicatos Rurais. Na semana passada os produtores rurais de Nova Maringá e União do Sul fundaram as entidades representativas em seus respectivos municípios. “Em nosso sistema os sindicatos são a base. São eles os responsáveis pelo primeiro contato com o produtor rural. São por meio deles que nossos produtos e serviços são levados até o produtor. Fundação de sindicato significa classe fortalecida”, comenta o diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), José Luiz Fidelis.

 

Em Nova Maringá, quem ficará à frente do Sindicato é o produtor rural Alexandre Pizzolato. Natural do Rio Grande do Sul, o produtor está em Mato Grosso desde 2002. Segundo ele, o município conta com uma área de 200 mil hectares de produção agrícola, com destaque para a soja e para o milho. “Temos uma área muito boa, entretanto faltava representatividade em nosso município. O sindicato vem para preencher esta lacuna e trabalhar por melhorias na nossa infraestrutura, que é muito ruim para escoarmos nossa produção e buscar avanços nas questões trabalhistas”, informa o presidente.

 

O cuiabano Diogo Molina foi o produtor rural escolhido para presidir o Sindicato Rural de União do Sul neste primeiro mandato que vai até 2020. Segundo Molina, nos últimos anos, com a diminuição da exploração madeireira, a agricultura e pecuária têm ganhado espaço no município. “Hoje já temos 55 produtores em União do Sul. A ideia de fundar um sindicato é para fortalecermos a atividade e juntos conseguirmos soluções para um dos problemas que mais nos incomoda: as invasões de terras”.

 

Com a fundação dos dois novos sindicatos, o Sistema Famato passa a ter 92 Sindicatos Rurais federados. Além da Famato e dos Sindicatos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) também compõem o Sistema Famato.



Fonte: Ascom Famato