Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
2ª via contribuição sindical 2017
Relatório de Gestão 2010-2016
Atenção Produtor Rural - Prazo ITR
   
 
 
12 de Mai de 2017
 
PECUÁRIA
Sindicato Rural e Mirassol D"Oeste realiza palestra sobre mosca-dos-estábulos
 
Google Imagens
 

O Sindicato Rural de Mirassol D’Oeste convida os produtores do município e da região para participarem de uma palestra sobre o controle e a prevenção ao surto de mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans). O encontro será na segunda-feira (15/05) às 13h30 no Salão Paroquial (centro comunitário) do município. A entrada é gratuita.

 

Segundo o presidente do sindicato, Francisco Ferreira da Silva, a ideia de colocar este assunto em discussão surgiu após a participação dele na Missão Técnica realizada pelo Sistema Famato para a Embrapa Pantanal, em abril. “Em Mato Grosso do Sul tivemos uma palestra bem esclarecedora sobre a mosca-do-estábulo. Lá tivemos informações de como combate-la. Ao retornar para Mirassol notei que grande parte dos nossos produtores não sabem lidar com a praga, para evitar que ela nos cause prejuízos decidimos disseminar a informação”.

 

Velha conhecida dos pecuaristas, a mosca-dos-estábulos afeta principalmente bovinos e pode causar perdas de 10% a 30% no ganho de peso e até 50% de redução na produção leiteira. O inseto se alimenta do sangue de animais, causando feridas, transmitindo doenças e até levando a morte.

 

Os surtos aumentam devido à expansão da produção de cana-de-açúcar e pela proibição de sua queima. A mosca bota os ovos na palha em decomposição umedecida por fezes e urina dos animais.  A utilização de vinhaça pela indústria no local de colheita da cana propicia condições para que as moscas se reproduzam demasiadamente em cum curto espaço de tempo, causando surtos incontroláveis.

 

Serviço:

O que: Palestra sobre mosca-dos-estábulos

Onde: Salão Paroquial de Mirassol D’oeste

Quando: 15 de maio (segunda-feira) às 13h30

Informações: (65) 99663-0801



Fonte: Ascom Famato