Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
   
 
 
05 de Ago de 2016
 
QUALIFICAÇÃO
Sistema Famato/Senar oferece treinamento sobre ITR e CCIR para Sindicatos Rurais
 
Ascom Famato
 

Dirigentes, gerentes e colaboradores dos sindicatos rurais de Mato Grosso estão em Cuiabá participando da capacitação sobre o Cadastro Nacional de Imóvel Rural (CNIR). Durante dois dias, eles têm a oportunidade de tirar dúvidas relacionadas à declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) e ao Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). O treinamento é oferecido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), por meio do Programa de Desenvolvimento Sindical (PDS).

 

"Nossa intenção com esse treinamento é preparar os sindicatos rurais para auxiliar os produtores durante o período de declaração do ITR, que inicia no dia 22 de agosto, e também na emissão do CCIR que é feita por meio Sistema Nacional de Cadastro Rural, que entrou em operação no ano passado”, informa o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini.

 

O facilitador do treinamento é o assessor fundiário da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Rogério Arantes. Informações sobre o Cadastro de Imóveis Rurais, o Valor da Terra Nua (VTN), a municipalização do ITR, obrigações para a entrega da declaração do ITR, como fazer a declaração são alguns dos pontos abordados por ele durante os dois dias.

 

A gerente sindical de Água Boa, Cleide Fernandes Ferreira, ressalta a importância do treinamento. “Precisamos estar em busca de novos conhecimentos, eu estou sempre participando para prestar um serviço de mais qualidade e com mais informação para o produtor de rural”.

 



Fonte: Ascom Famato