Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
 
   
 
 
05 de Ago de 2015
 
TREINAMENTOS
Famato e Senar capacitam sindicatos rurais de Mato Grosso
 
Ascom Famato
 

Durante esta semana a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) oferece dois treinamentos aos dirigentes, gerentes e colaboradores dos sindicatos rurais de Mato Grosso. Serão doze horas de treinamento sobre a declaração do Imposto Territorial Rural (DITR), cuja entrega obrigatória do exercício de 2015 deve ser feita o dia até 30 de setembro e doze horas de curso sobre o novo Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). 

 

As capacitações fazem parte do Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS). "O PDS tem o objetivo de tornar a nossa base mais forte e para alcançar esse objetivo capacitamos os sindicatos rurais para atenderem cada vez melhor o produtor de Mato Grosso", explica o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini.

 

O treinamento sobre declaração do ITR é ministrado pelo assessor fundiário da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Rogério Arantes. Os participantes estão recebendo informações sobre o Cadastro de Imóveis Rurais, o Valor da Terra Nua (VTN), a municipalização do ITR, obrigações para a entrega da declaração do ITR, como fazer a declaração, entre outros.

 

A capacitação sobre o SNCR começará amanhã (06/08) e segue até sexta-feira (07/08). Neste caso, o orientador é o fiscal de Cadastro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária da Paraíba (Incra/PB) Antônio Lisboa. Segundo ele, as principais dificuldades encontradas pelo produtor ao usar o sistema são em relação à comprovação da situação jurídica do imóvel.

 

O mobilizador e gerente sindical de Porto dos Gaúchos, Júlio César Rodrigues, participa pela primeira vez dos treinamentos do Sistema Famato. "O Sindicato Rural de Porto dos Gaúchos foi fundado há pouco mais de um mês e já há uma procura muito grande de produtores querendo tirar dúvidas sobre diversos assuntos, por isso decidi participar desses dois treinamentos e adquirir conhecimentos para passar adiante", conta Rodrigues.

 

A Famato é a entidade que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (twitter e instagram).



Fonte: Ascom Famato