Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
01 de Nov de 2019

voltar
 
WORKSHOP ATeG – SENAR-MT
Sindicato Rural de Pontes e Lacerda é ponto de encontro para os produtores rurais da região
 
 

Nesta sexta-feira (01.11), o Sindicato Rural de Pontes e Lacerda será o ponto de encontro dos produtores rurais da região. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural de Pontes e Lacerda realiza o Workshop ATeG – Senar-MT. Neste evento serão revelados os destaques tanto do ano de 2019, quanto os do projeto Senar Tec Leite, desenvolvido pela instituição.

Depois de três anos fazendo a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para 120 produtores da região de Pontes e Lacerda, o Senar-MT encerra o projeto Senar Tec Leite no município. O Workshop ATeG – Senar-MT marca a conclusão deste projeto e acontece no parque de exposição, a partir das 8 horas da manhã. Será um dia de integração, confraternização e muita troca de informação.

Um dos palestrantes será o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG), Christiano Nascif. Ele também é coordenador técnico do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira – UFV e também do projeto Educampo. Em sua palestra ele compartilhará números sobre o setor. A outra palestra será do coordenador de ATeG, do Senar-MT, Armando Urenha. O tema será "Agricultura Familiar ou Agricultura Tamanho Família?"

Pontes e Lacerda foi o primeiro município a receber o Senar Tec Leite que atendeu durante três anos, 120 produtores de leite. E o que não falta neste projeto são casos de sucesso. A família Guilherme dos Santos é um destes casos. Desde 2015 fazendo parte do Senar Tec Leite, eles registraram aumento na produção mensal de leite e na produção de leite diária das vacas em lactação.

O produtor Nivaldo Guilherme dos Santos conta que nos últimos três anos muita coisa mudou no Sitio Primavera, localizado no município de Pontes e Lacerda. "Investimos na irrigação de cerca de três hectares para solucionar a alimentação que era considerada uma das principais dificuldades dentro da propriedade. Além disso, também melhoramos a infraestrutura de toda a propriedade".

Outro caso de sucesso é o dos irmãos Ildo, Ilton e Nilton Vicente Souza.  Eles contam que depois de integrados no Senar Tec Leite passaram a ter uma visão mais ampla do negócio. "Nós passamos a ver que a dificuldade de um é a de todos. Entendemos que quando é para fazer um serviço maior temos que nos unir e trabalhar juntos", conta Ildo.

Além desta união que fortaleceu não só a relação dos irmãos, mas de toda a comunidade de Cerro Azul, em Pontes e Lacerda, o conhecimento, a troca de informação e a capacitação se tornaram elementos importantes no dia a dia dos produtores de leite que vivem na região. "Dias de Campo e treinamentos são primordiais para melhorarmos a qualidade do nosso produto e também a nossa renda", acrescenta Ilton. Ele garante que capacitação de mão de obra é primordial em qualquer cadeia produtiva. "Mas na do leite é ainda mais importante porque nosso lucro é muito pequeno".

 



Fonte: Assessoria de imprensa SENAR MT
 

VEJA TAMBÉM
Faculdade CNA abre inscrições para Processo Seletivo 2020
SENAR apresenta os resultados do programa Mapa Leite
Treinamento garante capacitação de profissionais para atuação em centros de Equoterapia
Depois de capacitados participantes incrementam renda familiar
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT