Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
17 de Out de 2019

voltar
 
CONHECIMENTO
Senar-MT oferta capacitação para os produtores da cadeia produtiva da suinocultura
 
Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

Com o objetivo de melhorar a suinocultura praticada pelos pequenos produtores, a Associação de Criadores de Suínos do Estado de Mato Grosso (Acrismat) promoveu, esta semana, um encontro para compartilhar informações sobre a qualificação da agricultura familiar na criação de suínos. A pauta incluiu ainda, assuntos como capacitação para os produtores, importância do Sistema de Inspeção Municipal e a agricultura familiar como um negócio rentável.

O diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues explica que o objetivo é orientar o pequeno produtor a melhorar a produção, incluindo os setores de sustentabilidade, econômico e ambiental. "A ideia é inseri-los da melhor maneira para que possam ter uma boa rentabilidade em sua propriedade. Além disso, queremos conscientizá-los para a realidade, principalmente, relacionada às questões sanitárias. Este é um assunto que nos preocupa muito".

Rodrigues destaca ainda que o principal problema da suinocultura praticada pelos pequenos produtores é o manejo e a sanidade. Na opinião dele, para solucionar isso é preciso a união dos produtores, dos órgãos e entidades do setor e muita capacitação.

E quando o assunto é capacitação, o gestor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Carlos Augusto Zanata, popularmente conhecido como Guto Zanata, fala sobre as possibilidades de treinamentos que a instituição oferece para capacitar estes produtores.

O Senar-MT oferta mais de 350 treinamentos para a capacitar o produtor e o trabalhador rural. Para a cadeia de suinocultura são pelo menos 10.  Um deles é o de suinocultura com carga horária de 40 horas. De acordo com Zanata, o conteúdo inclui assuntos como as principais raças de suínos, nutrição, sistema de criação, instalações, manejo desde a maternidade até a terminação, manejo sanitário e noções de gestão.

O Senar-MT em parceria com os sindicatos rurais também oferece o curso de agente sanitário em saúde animal. Com carga horária de 40 horas e com oito vagas para cada turma, este curso tem como objetivo mostrar ao participante as principais doenças que acometem o rebanho pecuário.

Além destes treinamentos, há também palestras e cursos para capacitar o produtor na área de gestão da propriedade. Zanata citou o Negócio Certo Rural que é um treinamento modular e tem como objetivo contribuir para a melhoria da gestão da propriedade, tendo como foco o empreendedorismo. Os interessados em fazer os treinamentos do Senar-MT devem procurar o Sindicato Rural de seu município para saber se há turmas previstas e se há vagas.



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Produtores são capacitados em Porto dos Gaúchos para fazer uma gestão de qualidade na propriedade
Capacitação desperta empreendedorismo nos produtores e trabalhadores rurais de Canarana
Senar e Sindporto concluem curso de Crochê Básico em Barbante para reeducandos
Depois de capacitados participantes incrementam renda familiar
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT