Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
09 de Ago de 2019

voltar
 
PROGRAMAS ESPECIAIS
Equipe do Mutirão Rural realiza mais de 600 atendimentos em Vila Rica
 
Rádio Eldorado
 

A caravana do Mutirão Rural visita municípios do norte do Araguaia esta semana. Na última quarta-feira (07.08) esteve no assentamento São José, em Vila Rica. Nesta sexta-feira (09.08) está sendo realizado no assentamento Brasil Paiva, no município de Santa Cruz do Xingu e, no sábado, o Mutirão Rural acontece no Distrito de Santo Antônio do Fontoura, em São José do Xingu.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Vila Rica, Anísio Vilela Junqueira Neto, foram mais de 600 atendimentos realizados no Assentamento São José. "Além dos moradores da comunidade onde foi realizado, o Mutirão Rural também atendeu pessoas de outras comunidades vizinhas".

Segundo o presidente, um ônibus levou alunos e moradores das comunidades rurais de Vila Paulista do Araguaia "Torre" e Vale de Santa Terezinha para serem atendidos no assentamento São José. "Tudo isso só é possível porque temos bons parceiros", destaca Anísio. Ele acrescenta ainda que ter todos os serviços ofertados no mesmo dia, no mesmo local ajuda muito os trabalhadores e produtores rurais a economizar tempo e solucionar os problemas pendentes. "Não é fácil para eles irem até a cidade. Não tem transporte e é tudo muito mais demorado".

A mobilizadora do Sindicato Rural de Vila Rica, Priscila Fernandes explica que o Mutirão Rural é um programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), realizado em parceria com os Sindicatos Rurais, prefeituras e diversos outros parceiros e que tem o objetivo de levar serviços e cidadania às comunidades rurais que estão mais distantes dos centros urbanos. "Esse ano escolhemos o assentamento São José. Levamos atendimento médico, odontológico, vacinação, aferimento de pressão, teste rápido, exame de vista, fotos, corte de cabelo e até atividades de lazer".

PROGRAMA - Dentre os mais de 30 serviços ofertados pelo Mutirão Rural em 2019, está o atendimento médico e odontológico, palestras de orientação para a saúde, fotografia 3X4, emissão e plastificação de documentos. Mas não é só isso. O Mutirão Rural também leva para as comunidades rurais exames rápidos de glicemia, colesterol e trigliceris e, há ainda atividades lúdicas para as crianças. Corte de cabelos, jogos educativos, declaração de Hipossuficiência para gratuidade da 2ª via de documentos e até orientação jurídica.

Em 2019, o Mutirão Rural já passou por mais de 40 municípios e as equipes de trabalho já fizeram mais de 60 mil atendimentos. A expectativa é realizar mais de 60 eventos ao longo de todo o ano de 2019 e 100 mil atendimentos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO

Sexta-Feira - (09) - Santa Cruz do Xingu - Escola Riciere Berté - P.A Brasil Paiva

Sábado - (10) - São José do Xingu- E.M. Comandante Fontoura - Distrito Santo Antônio do Fontoura

Segunda-Feira- (12)- Confresa-  Comunidade Novo Planalto – Bridão Brasileiro

Quinta-Feira - (15) - Canabrava do Norte – Destrito Primavera do Fontoura

Quarta-Feira - (21) - Gaúcha do Norte - Fazenda Botuverá

Sexta-Feira - (23) – Canarana - Distrito Culuene

Segunda-Feira - (26) – Querência - P.A.Coutinho União

Quarta-Feira - (28) - Nova Xavantina - P.A. Safra, Agrovila Nova Canaã do Leste

Sexta-Feira - (30) – Campinápolis - P.A. Santa Celia



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Senar-MT e Sindicatos Rurais participam da 2ª Etapa do projeto Araguaia Cidadão
Equipe do Mutirão Rural realiza mais de 1000 atendimentos em Brasnorte
Mutirão Rural já realizou mais de 60 mil atendimentos em 2019
Mutirão Rural acontece em cinco municípios na última semana de maio
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT