Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
04 de Jun de 2019

voltar
 
CAPACITAÇÃO
Senar-MT tem cerca de 50 treinamentos previstos para capacitar quem atua no combate ao fogo
 
...
 

Tempo Seco somado à baixa umidade relativa do ar é uma receita perigosa para começar um incêndio. Com a chegada do período de seca, também chega a colheita do milho safrinha e a preocupação dos produtores rurais com o fogo que pode causar grandes prejuízos nas lavouras.

Com o objetivo de evitar o fogo, os produtores rurais mato-grossenses se unem para capacitar profissionais que vão atuar nesta área e, isso pode ajudar a minimizar os prejuízos no setor agropecuário. Histórias recheadas de desespero, sufoco e até tragédias não faltam. No período de seca, os produtores se juntam, se capacitam e estão sempre de olho na sua propriedade e na do vizinho.

"Na hora que o fogo chega temos que ser rápidos. Utilizamos grupos de whats para nos comunicarmos e temos estratégias para que cada um saiba o que fazer. Na hora do desespero se não tivermos profissionais preparados para ter a atitude certa, na hora certa, o prejuízo pode ser muito grande", conta o produtor Maurício Soares de Lima que já teve sua lavoura toda destruída pelo fogo duas vezes.

Com o objetivo de ajudar os produtores a combater o fogo nas propriedades rurais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) oferece capacitação. No portfólio da instituição são ofertados os treinamentos de Prevenção e controle do fogo na agricultura e o de Formação de brigadas de incêndio.

Em 2016, em função de grande demanda dos produtores rurais, o Senar-MT, foi credenciado pelo Corpo de Bombeiros e autorizado a oferecer Formação de brigada de Incêndio. Com isso, a instituição de ensino formatou o treinamento que tem demanda constante. Em 2018 foram realizados 85 treinamentos e nos primeiros meses de 2019 já aconteceram mais de 22. Para os próximos meses estão previstos mais de 30 treinamentos.

Além deste, o SENAR-MT também oferece o treinamento Prevenção do controle do fogo na agricultura. Para os próximos meses estão previstos mais de 20.  Com carga horária de 24 horas, este treinamento tem como objetivo mostrar as técnicas de prevenção e combate ao princípio de incêndio na agricultura, seguindo as recomendações técnicas e normas de segurança.

Os interessados em formar profissionais para atuar neste setor devem procurar o Sindicato Rural de seu município para verificar se há turmas previstas e se há vagas.



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT