Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
Resultados na Rentabilidade no Meio Rural
Bom Dia SENAR-MT
Whatsapp Sistema Famato
   
 
 
11 de Abr de 2019

voltar
 
ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL
Nutrição, Rentabilidade e ordenha estão em pauta nos dias de Campo do Senar-MT
 
Alceu Quintino Júnior e Roseli da Silva Dias
 

Diferente. Recheado de conhecimento, informação, troca de experiência e  muita conversa com os vizinhos, parentes e velhos amigos. Assim foi a quinta-feira (11.04) para o casal de produtores de leite Alceu Quintino Júnior e Roseli da Silva Dias que participaram do Dia de Campo de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e parceiros.

Da comunidade de São Gonçalo, eles tiveram que levantar mais cedo que de costume para fazer a ordenha, deixar tudo em ordem na propriedade e ainda andar "uns bons quilômetros" para ir até o Sitio Primavera, localizado na Comunidade Triunfo, no município de Pontes e Lacerda para participar do evento. "Mas valeu a pena. Aprendemos muito. Conhecimento é a coisa mais importante do mundo. Tivemos informações sobre a importância da higiene na ordenha e até uma palestra sobre a parte econômica que é uma coisa que a gente tem um pouco mais de dificuldade de entender", conta Júnior.

E foi assim o dia de campo não só para Júnior e Roseli, como também para mais 80 produtores que participaram do evento.  Em uma das estações, o assunto foi o procedimento de higienização na sala de ordenha. O médico veterinário e técnico de campo da ATeG, do Senar MT, Vilson Rheinheimer deu dicas para se ter um leite de qualidade. "O cuidado com a limpeza dos tetos da vaca e com a sala de ordenha são primordiais para elevar a qualidade do leite. São atitudes simples que fazem toda a diferença", enfatiza.

Outro assunto debatido foi a viabilidade econômica versus a produção. O produtor de leite, presidente do Sindicato Rural de Juscimeira e representante da Associação de Produtores de Leite (Aproleite), Dolor Vilela conta que Mato Grosso ocupa o 9º lugar no ranking dos estados produtores de leite no Brasil. "Representamos apenas 2,2% da produção brasileira. Não é uma posição muito boa, mas por outro lado, estes números mostram um mercado bastante promissor". Vilela também destacou que a mão de obra qualificada está entre os principais desafios do produtor de leite.

Já técnico de campo da ATeG, do Senar-MT, Matuzalem Rodrigues Carvalho falou sobre a importância da nutrição dos animais.  Ele também conversou com os produtores sobre concentrados, critério para utilização, composição e quantidade ofertada para os animais. "Alimentação é a coisa mais importante na atividade. Primeiro tem que ter comida em abundância e, só depois, investir em outras coisas, como a genética e a estrutura da propriedade".

São José dos Quatro Marcos – Nesta quinta-feira (11.04) também foi realizado o dia de Campo, no sitio Margarida Alves, na comunidade rural Florestar Fernandes, em São José dos Quatro Marcos. O formato dos eventos e os assuntos em pautas são os mesmos para os 10 encontros que estão sendo realizados em abril.

Confira abaixo a programação.

12/04 – (sexta-feira) - Salto do Céu/Rio Branco – Comunidade Alto Alegre - Sítio WM

12/04 – (sexta-feira) -  Pontes e Lacerda – Comunidade Cerro Azul – Fazenda São Judas Tadeu 3

16/04 – (terça-feira) -  Itiquira – Bairro Goiás - Sítio Apoena 

16/04 – (terça-feira) - Pedra Preta – Comunidade do Birro - Fazenda São Domingos

24/04 – (quarta-feira) - Carlinda  

26/04 – (sexta-feira) - Nova Ubiratã – Comunidade Santo Antônio do Rio Bonito - Sítio Jappe



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Senar-MT realiza dia de campo de bovinocultura de leite em Itiquira e Pedra Preta
Pela terceira vez consecutiva ATeG do SENAR-MT tem parecer positivo do Mapa
Em abril Senar-MT e parceiros realizam 10 dias de campo
Começam as visitas técnicas do projeto Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS)
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT