Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
04 de Fev de 2019

voltar
 
CAPACITAÇÃO
Senar-MT e parceiros realizam mais de 80 ações educacionais em fevereiro
 
Assessoria de Imprensa/SENAR-MT
 

Em parceria com os Sindicatos Rurais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) realiza em fevereiro mais de 80 ações educacionais. Com 11 treinamentos previstos, o setor de máquinas e implementos agrícolas continua entre os que mais demandam capacitação de mão de obra. Em seguida está a atualização das Normas Regulamentadoras (NRs), com cinco turmas previstas para fevereiro.

Para o presidente do Sindicato Rural de Confresa, Birajá Meireles Campos, a falta de mão de obra qualificada para o setor de máquinas e implementos agrícolas está cada vez maior. "Dentre os vários fatores, o que mais impacta em nossa região é a expansão agrícola. Entre Barra do Garças e Vila Rica são mais de dois milhões de hectares utilizados para o cultivo de lavouras. Além disso, temos também a chegada constante de equipamentos modernos no mercado. Nossos operadores ainda não estão preparados para operá-los".

De acordo com o presidente, o Senar-MT é o principal parceiro do produtor rural quando o assunto é qualificação de mão de obra. "É por isso que quando falam em cortar verbas, ou até mesmo, acabar com o Sistema S, nós temos que nos posicionar e fortalecer cada vez mais o Sistema Famato para nos defender e apoiar nestas horas"

Em 2018, o Senar-MT, em parceria com os 94 Sindicatos Rurais, realizou mais de quatro mil treinamentos que capacitaram e qualificaram 50.235 pessoas para trabalhar nas 15 principais cadeias produtivas do Estado. "Somente para o setor de máquinas e implementos que mais demanda capacitação, a instituição capacitou 6.542", salienta o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio.

Dinâmico e moderno, este setor necessita cada vez mais de profissionais capacitados para extrair o máximo dos equipamentos agrícolas. "Assim conseguimos reduzir os desperdícios, melhorar a produtividade e, consequentemente a rentabilidade", explica  Celidonio. Ele diz ainda que para atender essa necessidade, a instituição tem feito várias parcerias incluindo empresas privadas e instituições de ensino e pesquisa.

 



Fonte: Assessoria de Imprensa/SENAR-MT
 

VEJA TAMBÉM
Produção agrícola atrai pessoas do meio urbano
Faculdade CNA gera oportunidade no setor Agropecuário
Parcerias garantem aumento no número de capacitações
Mais de 200 ações para preparar profissionais que vão atuar na administração da propriedade
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT