Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
Certificados
Cursos a Distância do Ead
25 anos - SENAR-MT
   
 
 
28 de Nov de 2018

voltar
 
CAPACITAÇÃO
Parcerias garantem que os participantes tenham aulas práticas em máquinas modernas
 
Assessoria
 

Mais uma parceria firmada para garantir as aulas práticas no Centro de Treinamentos de Sorriso. A ideia é que os participantes tenham acesso ao que há de mais moderno no setor de máquinas e implementos agrícolas. Um trator e um autopropelido da Case IH foram cedidos pela fábrica e pela revenda Araguaia. Além disso, há ainda o apoio dos simuladores da Trimble, cedidos pela revenda Vantage Médio Norte para os treinamentos que acontecem até o fim deste ano no Centro de Treinamento (CT) de Sorriso.

Para o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Otávio Celidonio, estas parcerias com as fábrica e revendas de máquinas e equipamentos agrícolas são importantes benéficas para todas as partes. "O produtor terá um serviço de melhor qualidade, a fábrica e a revenda terão um profissional que conhece bem o equipamento com que está trabalhando e o SENAR-MT pode oferecer aulas práticas no que há de mais moderno no mercado. A ideia é ampliar cada vez mais estas parcerias".

Em 2018, o SENAR-MT, em parceria com os Sindicatos Rurais, comemora o aumento de eventos nos Centro de Treinamento (CT) instalados nos municípios de Sorriso e de Campo Novo do Parecis. Para 2018 foram realizadas mais de 130 ações educacionais nestes dois polos. Destes, 100 acontecem em Sorriso e as outras 30, no Centro de Treinamento de Campo Novo do Parecis.  A expectativa é que até dezembro de 2018 serão mais de mil pessoas capacitadas somente nos Centros de Treinamentos.

Se comparado com 2017 pode-se considerar um aumento de mais de 400 pessoas capacitadas. No ano passado foram treinadas nos CTs cerca de 600 pessoas. Já em 2016, esse número foi de aproximadamente 300 pessoas. De acordo com o gerente técnico, Carlos Augusto Zanata, popularmente chamado de Guto Zanata, esse aumento se deu em função do aumento no número de parceiros.

Ele conta que a busca de parcerias foi intensificada em 2017. "Neste mesmo ano já fechamos três parcerias. Em 2018 contamos com 11 marcas diferentes trabalhando conosco dentro dos CTS e, além disso, temos ainda 39 empresas que já foram convidadas para serem nossas parceiras. Estamos em fase de negociação. É importante ressaltar que o SENAR-MT está em busca de parcerias e os interessados devem procurar a equipe técnica da instituição", enfatiza Zanata.

O coordenador da área técnica Wlademiro Neto acrescenta que as parcerias têm contribuído para que os participantes possam fazer as aulas práticas nas máquinas e equipamentos mais modernos que o mercado oferece. "Com isso conseguimos ter mão de obra capacitada para trabalhar nas máquinas e equipamentos recém adquiridos pelos produtores rurais".

Outro fator que contribuiu para o aumento destes números foi o anuncio no primeiro semestre de 2018 de que os CT´s poderiam ser utilizados como local de realização de treinamentos para demandas de qualquer Sindicato do Estado. O CT de Sorriso iniciou o atendimento do Sindicato Rural do município e também de Lucas do Rio Verde. Vale destacar que 95% dos treinamentos foram realizados pelo Sindicato de Sorriso. Já o de Campo Novo só executou demandas do próprio município.

Para 2019 os CT´s se manterão abertos para execução de treinamentos demandados por qualquer sindicado do estado, mas intensificará seus atendimentos nos municípios vizinhos. O CT de Sorriso atenderá também Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Sinop, Ipiranga do Norte e Lucas do Rio Verde. Já o de Campo Novo atenderá Sapezal e Brasnorte.



Fonte: Assessoria de Imprensa/SENAR-MT
 

VEJA TAMBÉM
Parceria capacita 45 pessoas para mercado de trabalho
Intercâmbio com a Fundação Shunji Nishimura deve começar no primeiro semestre de 2019
Mais de mil pessoas serão capacitadas nos Centros de Treinamentos em 2018
SENAR-MT concretiza parceria com Fatec - Shunji Nishimura para futuros intercâmbios
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT