Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
Certificados
Cursos a Distância do Ead
25 anos - SENAR-MT
   
 
 
09 de Nov de 2018

voltar
 
CONHECIMENTO
Produtores garantem que a primeira Missão Técnica SENAR Tec Leite foi muito produtiva
 
SENAR-MT
 

Pastejo rotacionado foi o que mais chamou a atenção dos produtores que participaram, nesta semana, da 1ª Missão Técnica SENAR Tec Leite.  Além de visitar várias propriedades em Goiás, eles tiveram a oportunidade der se reunir com os representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (SENAR-GO) e participar do III Encontro Estadual dos Empreendedores do Leite. Troca de informações e o conhecimento foi outro ponto importante para cada um dos participantes.

Esta viagem técnica foi o prêmio para os produtores e técnicos do SENAR-MT que se destacaram no programa SENAR Tec Leite em 2017 e 2018.  Para o produtor mato-grossense Leonardo Marques de Souza, que produz leite em Curvelândia e participou pela primeira vez de uma missão técnica, a viagem foi primordial para deixá-lo mais animado. "Volto cheio de novas ideias. É importante ver as coisas funcionando na prática para observarmos o que pode funcionar em nossa realidade".

Romildo de Souza Martins, de Pontes e Lacerda acrescenta que conhecer melhor o sistema de criar o bezerro 'apartado' da vaca foi muito importante para agregar conhecimento. "É uma coisa que quero fazer em minha propriedade. Além disso, ver o pasto rotacionado dando um bom resultado também me animou bastante".

Já Claudineia Regina Oliveira, outra produtora de Pontes e Lacerda, destaca o conhecimento adquirido ao longo da viagem. "Não só nas palestras que participamos, mas principalmente nas visitas feitas às propriedades. Fiquei bem animada. Estou em busca de ferramentas para produzir mais leite em um espaço menor".

E o produtor Nivaldo Guilherme dos Santos que também produz leite em Pontes e Lacerda frisou que esta viagem foi muito importante porque tiveram a oportunidade de ver propriedades que estão mais avançadas e outras que vivem realidades parecidas com a deles. "Porém, mais que tudo isso, o que me chamou a atenção foi a importância da assistência técnica para o produtor rural. O SENAR faz a diferença na vida das pessoas".

PASTEJO ROTACIONADO  -  neste sistema as áreas são divididas em piquetes que são submetidos a períodos alternados de pastejo e descanso. A grande vantagem deste método é proporcionar um maior controle sobre o pasto.  Ele permite definir quando e, por quanto tempo as plantas estarão sujeitas à desfolha, os pastejos tendem a ser mais uniformes e a eficiência de pastejo mais elevada.

A montagem dos piquetes pode ser feita aproveitando as divisões já existentes ou redividindo os pastos.  Tendo a oferta de forragem em níveis adequados, deve-se tomar cuidado com o espaço de cocho de sal disponível por animal e também o espaço no bebedouro.



Fonte: Assessoria de Imprensa/SENAR-MT
 

VEJA TAMBÉM
Produtiva. Esta foi a avaliação da maioria dos participantes da Missão Técnica de Castro
Ganhadores do Prêmio de Mobilização 2015 conhecem o sistema produtivo da França
Positivo e muito produtivo. Esse foi o balanço da Missão Técnica Ribeirão - Uberaba 2017
Lideranças do agronegócio mato-grossense buscam mais conhecimento em Missão Técnica
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT