Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
Certificados
Cursos a Distância do Ead
25 anos - SENAR-MT
   
 
 
08 de Nov de 2018

voltar
 
MISSÃO TÉCNICA
Mato-grossenses buscam conhecimento e novidades em propriedades de leite em Goiás
 
 

O grupo que participa da Missão Técnica SENAR Tec Leite visitou, nesta quarta-feira (07.11), três propriedades no município de Palmeiras (GO). O aprendizado do dia foi que a alimentação é primordial para o sucesso da bovinocultura de leite. Outro ponto que chamou a atenção foi o depoimento dos pecuaristas. Eles mostraram que é possível ter uma boa produção em um pequeno espaço. As propriedades visitadas tinham menos de cinco alqueires cada uma.

Descarte de 30 vacas, aumento de produção de 200 para 260 litros de leite por dia e vários outros resultados que transformaram a vida da família. Esta é a história de João Luiz de Oliveira, popularmente chamado de João da Farmácia. "Estou sendo assistido faz um ano. Tive que fazer muitas mudanças. Minha dica é: precisamos exercitar o desapego, vender os animais que não estão produzindo, escutar e colocar em prática as orientações do técnico do SENAR".

Assim como João da Farmácia, Valdivino Rodrigues do Nascimento e a esposa Osmarina Rosa de Souza também tiveram suas vidas transformadas depois que começaram a ser assistidos pelo SENAR (GO). Mais conhecido como Vinão, o produtor conta animado que não se preocupa mais com a alimentação do rebanho, descartou animais e ao ver a evolução na produção e na qualidade do leite ficou muito mais animado com a atividade. "Era muito difícil ver os animais com fome e não saber o que fazer. Meu sonho é tirar três mil litros de leite por mês", diz entusiasmado.

Já na terceira propriedade visitada, a produtora Edina Sardinha, e uma de suas três filhas Elcia Kelen de Souza mostraram que a resiliência, persistência e o conhecimento são primordiais para continuar a atividade desenvolvida pela família há dezenas de anos. Há cerca de 13 meses, o esposo de Edina faleceu. Ela e a filha assumiram a propriedade e, desde então, estão enfrentando diversas dificuldades. A última foi a falta de energia por quase três dias que causou um grande prejuízo. Mas nada desanima as duas que continuam firme no cuidado com o rebanho e na produção de leite. "Quando começamos a ser assistidos produzíamos cerca de 600 litros por dia. Hoje são mais de 900. Diminuímos o rebanho mas melhoramos a qualidade. Estamos passando uma fase difícil, mas logo tudo isso vai melhorar", enfatiza Edina emocionada.

 Um pouco diferente do SENAR-MT que oferece assistência técnica para duas cadeias produtivas, em Goiás, o SENAR-GO já tem programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para oito cadeias produtivas. O técnico de campo e supervisor do SENAR-GO, Athos Bonifácio assiste 17 famílias que produzem leite no município de Palmeiras (GO). "Nossa prioridade no programa para a bovinocultura de leite é que o produtor tenha comida suficiente para alimentar bem o rebanho. Depois investimos na melhoria da genética, gestão da propriedade e infraestrutura. É importante ressaltar que é possível ter uma boa produção e rentabilidade com uma estrutura simples".

Para os produtores mato-grossenses, o dia foi de muito aprendizado, troca de experiência e novas ideias. "Esta viagem me mostrou que é preciso aceitar a tecnologia e abrirmos a mente para implantarmos em nossas propriedades várias coisas que vimos nas propriedades que visitamos", ressalta o produtor mato-grossense Flávio Donizete de Freitas.

SINDICATO RURAL DE PALMEIRA – Recebidos pelo presidente do Sindicato Rural de Palmeiras, César Savini e pelo diretor Melanias Vieira, que também é presidente do Conselho de Segurança do município, os mato-grossenses puderam conversar sobre contribuição sindical, segurança no campo e também sobre a importância da ATeG para o produtor rural.

 



Fonte: Assessoria de Imprensa
 

VEJA TAMBÉM
Produtores garantem que a primeira Missão Técnica SENAR Tec Leite foi muito produtiva
SENAR Divulga dados da assistência técnica e gerencial.
SENAR Tec Hortifruticultura foi lançado em Tangará da Serra nesta quarta-feira (26.09)
Três produtores da região de Quatro Marcos são destaques no SENAR Tec Leite
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT