Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
Certificados
Cursos a Distância do Ead
25 anos - SENAR-MT
   
 
 
01 de Nov de 2018

voltar
 
MUDANÇAS
Presidente do Sindicato Rural de Acorizal garante que capacitação transforma vidas
 
Presidente Luiz Carlos da Silva
 

Mudança de cultura, sucessão familiar natural, troca de experiência, aumento da renda familiar que consequentemente impacta positivamente na economia do município. Este é o resultado apresentado pelo presidente do Sindicato Rural de Acorizal, Luiz Carlos da Silva. Ele conta ainda que atende o município de Jangada como extensão de base do sindicato.

Além de cerca de 500 famílias distribuídas em quatro assentamentos, o presidente diz que toda a região é formada por pequenas propriedades. "O nosso forte é a agricultura familiar. Vamos concluir 2018 com a realização de 40 treinamentos. Para 2019 já temos mais de 40 já planejados. A procura é bem diversificada. Mas o que percebemos é que a piscicultura tem crescido bastante em nossa região e, consequentemente, a demanda por treinamentos para capacitar mão de obra também".

Outro curso que tem ajudado a transformar a economia local é o de Administração de pequenas empresas rurais que tem o objetivo de mostrar ao participante os mecanismos de gestão e planejamento das ações da propriedade rural. Com carga horária de 40 horas, o conteúdo deste treinamento inclui assuntos como estrutura de mercado, políticas públicas para o setor agropecuário e até créditos para investimentos, instituições de apoio ao produtor rural e vários outros.

Silva conta que a participação dos jovens nos treinamentos ofertados pelo Sindicato Rural de Acorizal em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) aumentou nos últimos dois anos. "O resultado são propriedades mais organizadas, aumento na renda familiar e a união da família para iniciar novos negócios".

O presidente conta ainda que costuma visitar as comunidades rurais com bastante frequência e, especialmente retornar àquelas onde são realizados os treinamentos para capacitação de mão de obra. "Uma das histórias que gosto de contar é de um treinamento de avicultura com 10 participante e, destes pelo menos cinco, já têm sua própria criação de galinha caipira. Já vendem o produto e agregam valor à renda da família".

Na opinião de Silva, não existe terra ruim, mas sim terra mal trabalhada. "Quando a família se une para aproveitar toda a propriedade e diversificar a produção, tudo se transforma. É o que estamos vendo acontecer não só em Acorizal, mas em toda a nossa região. Porém vale destacar que o Sistema Famato- SENAR- Imea é primordial nesta transformação. É a ajuda, a solução e o apoio que temos para todas as nossas dificuldades".



Fonte: Assessoria de Imprensa/SENAR-MT
 

VEJA TAMBÉM
Sindicatos Rurais e SENAR-MT ofertam treinamentos até os últimos dias de dezembro
Sindicato de Gaúcha do Norte faz balanço positivo das ações realizadas em outubro
Mais de mil pessoas serão capacitadas nos Centros de Treinamentos em 2018
SENAR-MT e Sindicatos realizam 19 treinamentos para o setor de máquinas e implementos
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT