Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
17 de Set de 2018

voltar
 
PECUÁRIA DE LEITE
Três produtores da região de Quatro Marcos são destaques no SENAR Tec Leite
 
Assessoria de Imprensa/SENAR-MT
 

Leonardo Marques de Souza, da Fazenda Santa Isabel, em Curvelândia, Flávio Donizete, do Recanto do Bacuri, em Mirassol D' Oeste e Alderijo Caldas, do Sítio Margarida Alves de São José dos Quatro Marcos foram os destaques dos primeiros 12 meses do SENAR Tec Leite, programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e parceiros. Por ser o primeiro ano, a emoção tomou conta não só dos produtores que foram os destaques, como também de toda a família.

O gerente do Laticínio Vencedor, um dos parceiros do SENAR Tec Leite, em São José dos Quatro Marcos, Elizeu Francisco do Santos conta que ao todo são 80 produtores engajados no Programa. "Eles estão espalhados pelos municípios de Mirassol D'Oeste, Araputanga, Glória D'Oeste, Curvelândia, Lambari D'Oeste, Salto do Céu e Cáceres". Santos acrescenta que a ideia é que estes produtores se tornem multiplicadores do SENAR Tec Leite. "Nossa parceria com o SENAR-MT é de três anos, mas queremos continuar com o programa e, para isso, precisamos destes produtores bem capacitados para disseminar e multiplicar as informações".

"Com cerca de um ano e meio de implantação, em São José dos Quatro Marcos, o SENAR Tec Leite já está influenciando na economia da região". É isso que o presidente do Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos, Alessandro Casado garante. Ele conta ainda que os produtores já apontam melhora não só na qualidade do leite, como também na produtividade, manejo e, principalmente gerenciamento das propriedades. "Afinal esse é nosso principal objetivo. Como pelo menos 70% dos nossos produtores rurais desenvolvem a atividade leiteira já percebemos uma melhora na economia de toda a região".

Casado enfatiza que são apenas três produtores que conquistaram o destaque, mas afirma que todos têm uma boa história para contar e que estão fazendo mudanças em suas propriedades. O gerente do Laticínio Vencedor, Elizeu Francisco dos Santos, acrescenta que são pequenos detalhes que ajudam a melhorar não só a qualidade do leite, como também todo o manejo de produção. "As anotações no Caderno do Produtor são primordiais para que cada um saiba exatamente o que está acontecendo em sua propriedade".

Para Leonardo Marques de Souza, o cunhado Edelson Souza da Silva e suas respectivas famílias proprietários da Fazenda Santa Isabel, em Curvelândia, um dos produtores que foram destaques, o SENAR Tec Leite trouxe muitas mudanças. Dentre elas, a seleção dos animais e o descarte daqueles que já não atendiam as necessidades de manejo, melhora na alimentação e investimento em genética. "Porém, o que mais nos ajudou na organização da propriedade foi o Caderno de Anotações. Agora temos informações bem mais precisas", explica Edelson Souza Silva.

E a família de Alderijo Caldas Pacheco, do Sitio Margarida Alves, a 28 quilômetros de São José dos Quatros, além de comemorar a conquista de ser um dos destaques do primeiro ano do SENAR Tec Leite, também comemorou a compra de um trator "Já está sobrando um dinheirinho. Não é muito, mas acabamos de comprar um trator zero que vai ajudar muito no manejo da propriedade".

Flávio Donizete Freitas, da Fazenda Recanto do Bacuri, em Mirassol D'Oeste junto com a família acrescenta que o SENAR Tec Leite trouxe muita informação na parte zootécnica. Rodeado pela família, ele conta que estava otimista e acreditava na conquista de um dos destaques. "Estamos investindo bastante e seguindo todas as dicas do técnico. Ordenhamos 2.200 litros de leite por dia e nossa expectativa é continuar crescendo", conta com orgulho.



Fonte: Assessoria de Imprensa/SENAR-MT
 

VEJA TAMBÉM
Perfil do profissional da pecuária é assunto na Expocáceres nesta sexta (20.09)
Sindicatos Rurais e Senar-MT investem na capacitação de brigadas para combater o fogo
Jovens participam do primeiro encontro de integração do Agro Atitude Conecta
Equipe do Mutirão Rural realiza mais de 1000 atendimentos em Brasnorte
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT