Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
14 de Ago de 2018

voltar
 
INTEGRAÇÃO
Grupo de mato-grossenses que participa da Missão Técnica de Castro visita FAEP
 
 

Números da produção agropecuária do Paraná, troca de informações e compartilhamento de ideias. Assim foi o período da manhã para o grupo de mato-grossenses que participa da Missão Técnica de Castro. O dia começou com uma visita à Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), localizada em Curitiba (PR). Já o período da tarde foi reservado para visitar propriedades que desenvolvem a fruticultura.

Formado por mobilizadores e representantes dos Sindicatos Rurais que ganham Prêmio de Mobilização – 2017, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), técnicos da instituição e representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o grupo teve uma reunião de trabalho durante toda a manhã com representantes da Faep. "Conhecer melhor como funciona a Federação e o SENAR de outro estado é muito importante. Compartilhamos nossas dificuldades e é neste momento que surgem novas ideias", ressalta o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio.

Recebidos pelo assessor técnico da Faep, José Carlos Gabardo, os mato-grossenses também tiveram a oportunidade de compartilhar vários assuntos como números de treinamentos, forma de mobilização, papel dos supervisores, planejamento estratégico municipal (PEM), contribuição sindical e diversos outros. "Uma das novidades é que a partir de 2019 faremos o PEM semestralmente", enfatiza Gabardo.

PRODUÇÃO DO PARANÁ - Já o técnico da Faep, Guilherme Diaz mostrou em uma rápida palestra os números da produção agrícola do Paraná. "Somos um grande produtor de soja, milho, frango, trigo e feijão". Sobre a cadeia produtiva do Leite, Dias destacou que o Paraná tem um rebanho de cerca de 3 milhões de bovinos. "Destes pelo menos 1,6 em lactação. A nossa média é de 2,9 mil/litros/vaca/ano". O técnico diz ainda que a maior parte da bovinocultura de leite é desenvolvida por pequenos agricultores.

Já no período da tarde, o grupo visitou uma propriedade produtora de uva e outra de morango. O sol já tinha se posto, mas o pequeno produtor de morango, Agnaldo Beger fez questão de mostrar a propriedade de cerca de seis hectares e falar sobre como produz o morango e todas as particularidades da cultura. Ele conta que vende sua produção num sistema diferente. "As pessoas visitam a propriedade pagam R$ 8,00 e podem consumir os morangos ao longo da visita. É assim que ganhamos a vida".

PRÊMIO DE MOBILIZAÇÃO DO SENAR-MT – tem como objetivo incentivar os sindicatos rurais a melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados ao homem do campo. Os sindicatos são os principais parceiros do SENAR-MT e responsáveis pela mobilização das turmas que participam dos treinamentos ofertados pela instituição.

 



Fonte: Assessoria de Imprensa
 

VEJA TAMBÉM
Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis é o vencedor da categoria estadual
Pelo 10º ano consecutivo o SENAR-MT recebe certificado de Responsabilidade Social
Produtores garantem que a primeira Missão Técnica SENAR Tec Leite foi muito produtiva
Mato-grossenses buscam conhecimento e novidades em propriedades de leite em Goiás
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT