Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
Certificados
Cursos a Distância do Ead
25 anos - SENAR-MT
   
 
 
15 de Mai de 2018

voltar
 
NOVO FORMATO
Representantes dos sindicatos rurais se reúnem para discutir o PAT em Rondonópolis
 
 

A terça-feira (15.05) foi de muito trabalho para os presidentes e mobilizadores dos Sindicatos Rurais que pertencem às regionais de Rondonópolis e também de Barra do Garça. Junto com a equipe técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), eles começaram a discutir o Plano Anual de Trabalho (PAT) para 2019. A reunião aconteceu em Rondonópolis e reuniu mais de 20 pessoas.

Com um formato diferente do que vinha sendo feito nos últimos 24 anos, desta vez a reunião popularmente conhecida como "pré-pat" é composta por duas partes. Na primeira é apresentada a proposta do novo formato e também dados sobre a economia das regionais. Além disso, os participantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o projeto AgriHub, realizado pela Famato, SENAR-MT e Imea.

Já na segunda parte, mobilizadores e presidentes elencam as dificuldades enfrentadas no cotidiano e discutem soluções que podem ajudar a minimizar as dificuldades. De acordo com o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, a ideia é ouvir os representantes dos sindicatos e trabalhar em busca de soluções. "Vamos nos reunir com os representantes de cada região para ouvir quais são as prioridades de cada um. A ideia é trabalharmos juntos na elaboração do PAT de 2019".

Até o ano passado, esta primeira reunião era entre os representantes dos Sindicatos Rurais e parceiros. Em seguida as solicitações eram encaminhadas para o SENAR-MT e, a partir de então eram elaborados os planos anuais de trabalho para cada sindicato. Este processo normalmente começava em junho e se estendia até o final de agosto.

Desta vez, a ideia é que primeiro os representantes dos Sindicatos Rurais que tenham perfis econômicos parecidos se reúnam com a equipe do SENAR-MT e pensem em treinamentos que possam atender a necessidade de qualificação de mão de obra de cada região. Em seguida esta proposta deve ser levada para ser discutida com os parceiros. A ideia é que nesta primeira reunião se fale sobre as dificuldades enfrentadas, os problemas do cotidiano dos treinamentos e também nas soluções integradas.

O presidente do Sindicato Rural de Santo Antonio do Leste, Olivo Beduschi, considerou essa mudança uma inovação fantástica. "Estamos vivendo um momento muito dinâmico no campo e se não inovarmos vamos perder espaço muito rapidamente. Já estava na hora de mudar. Não por deficiência do sistema, mas em função de todas as mudanças que estão acontecendo no mundo".

Assim como Beduschi, o presidente do Sindicato Rural de Alto Garça, José Milton Breintenbach acredita que toda mudança é bem-vinda. "Se ficarmos acomodados não vamos sobreviver a essa enorme onda de inovação que está invadindo o mundo. Temos que buscar alternativas se quisermos sobreviver no setor do agronegócio. Esta mudança na elaboração do PAT me trouxe uma luz. Estamos recebendo instruções mais avançadas e diversificada. Acredito que isso vai nos ajudar a estreitar ainda mais a relação entre Sindicato e produtores rurais".

Já para os mobilizadores, essa mudança no formato do Plano Anual de Trabalho, é vista como uma valorização. Eles alegam que se sentem mais amparados na hora de buscar soluções para os problemas enfrentados no trabalho cotidiano. "Vamos estreitar mais as relações tanto com os profissionais do Sistema Famato, SENAR, Imea, quanto com os produtores", enfatiza a mobilizadora do Sindicato Rural de Alto Garças, Elione Rezende.

REGIONAIS - Estiveram reunidos nesta terça representantes dos Sindicatos Rurais da Regional de Rondonópolis - que é composta por Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Pedra Preta, Poxoréo, Rondonópolis, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Tesouro. 

Além de Rondonópolis, os representantes dos sindicatos da Regional Barra do Garças - que é composta pelos municípios de Araguaiana, Barra do Garças, General Carneiro, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Paranatinga, Primavera do Leste, Santo Antonio do Leste também participaram da reunião.

 

PROGRAMAÇÃO DAS REUNIÕES

22/05/2018 – Regionais de Guarantã do Norte e Colíder – A reunião será realizada em Sinop.                              

23/05/2018 – Regionais de Campo Novo do Parecis e Sorriso – A reunião será realizada em Sorriso.                        

25/05/2018 - Regional Juína – A reunião será realizada em Juína

 



Fonte: Assessoria de Imprensa
 

VEJA TAMBÉM
SENAR premia iniciativa que monitora componentes nutricionais da videira
Antes de diversificar o negócio estude o mercado e planeje
Falta capacitação no setor de classificação de grãos e isso preocupa o produtor
SENAR-MT e parceiros ofertam mais de 750 ações educacionais para o final de 2018
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT