Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
Certificados
Cursos a Distância do Ead
25 anos - SENAR-MT
   
 
 
14 de Mai de 2018

voltar
 
RIBEIRÃO CASCALHEIRA
Nordeste de Mato Grosso ganha mais um Núcleo Avançado de Capacitação
 
Ascom Famato
 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) entregou as chaves do Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) de Ribeirão Cascalheira ao Sindicato Rural da cidade. O empreendimento é um projeto do SENAR-MT em parceria com os sindicatos rurais, que desde 2014 trabalham pela implantação nos 141 municípios do estado, com o objetivo de atender mais de um milhão de produtores e trabalhadores rurais até 2020.

A solenidade de entrega do novo espaço de 130 m² aconteceu na última sexta-feira (11/05) com a presença do presidente do Sistema Famato, Normando Corral, o assessor de Relações Institucionais do SENAR-MT, Rogério Romanini, e os diretores da Famato José Luiz Fidelis (Relações Institucionais) e Vilmondes Sebastião Tomain (Administrativo e Financeiro), o presidente do Sindicato Rural de Querência Osmar Frizzo e lideranças do município.

O presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Cascalheira, Eduardo Correia, disse que a educação profissional confere ao homem do campo a possibilidade de desenvolver suas habilidades e competências e de alcançar a auto realização, por meio do trabalho em vários setores do agronegócio. "O que o SENAR-MT faz através do NAC é proporcionar ao trabalhador rural, mediante o conhecimento, a possibilidade de melhorar o processo de produção ou mesmo de transformar esse processo, aproveitando as potencialidades que a atividade agropecuária possibilita ao seu desenvolvimento técnico", disse Correia. 

O presidente disse ainda que a vinda das inovações tecnológicas e os grandes parques de máquinas agrícolas assustam o produtor rural, uma vez que há falta de mão de obra qualificada para lidar com estes veículos. "Precisamos estar atentos. As tecnologias avançam muito rápido e, por isso,  nós produtores, temos que estar preparados e qualificados para adentrar neste mundo tecnológico e também incentivar nossos colaboradores a se qualificarem para operar maquinários e outros implementos agrícolas", contou o líder sindical.

Em concordância com o que disse Correia sobre as tecnologias, Normando afirmou que devido a esses avanços o produtor ou o trabalhador rural sem qualificação não consegue extrair de um maquinário agrícola tudo aquilo que ele oferece. "O NAC não é apenas para levar conhecimento aos trabalhadores rurais, mas também a nós produtores. Nós também precisamos estar preparados. Os cursos do SENAR-MT são para todos nós, tanto produtores como colaboradores. Hoje temos muita coisa para melhorar em termos de gestão, mercado, tecnologias e inovações para uma melhor produtividade em relação à pecuária, lavoura e floresta. Tem uma série de coisa que precisamos de conhecimento para executá-las", disse Corral.

O presidente da Famato, acrescenta ainda que SENAR-MT acredita na capacidade de aprendizado do trabalhador rural, mesmo aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar. E para atender os trabalhadores rurais, a instituição oferece cursos de capacitação e treinamentos com instrutores preparados para conversar e ensinar de maneira que eles assimilem e absolvam o aprendizado. 

Corral falou sobre a dificuldade de conectividade em Mato Grosso, o que dificulta a aplicação dos cursos de qualificação online. O Núcleo Avançado de Capacitação oferece infraestrutura, mesas e cadeiras apropriadas, ambiente climatizado, qualidade para quem ensina e para quem aprende. "Porém ainda tem um gargalo: o acesso à internet para que as pessoas possam participar de aulas onlines que são assistidas em vários estados brasileiros, já que o SENAR-MT está presente em todo o país. Os cursos à distância foram reconhecidos pelo MEC e o SENAR de Mato Grosso está trabalhando nesse projeto com o objetivo de qualificar o trabalhador rural. Para isso é preciso conectividade, sinais de internet de qualidade. Infelizmente, a conectividade no campo e nos municípios do estado ainda são deficitária".

Sabendo da importância do papel do SENAR-MT na qualificação do homem do campo, o presidente do sindicato de Querência aproveitou a oportunidade e solicitou ao presidente do Sistema Famato a implantação de uma unidade do NAC para Querência.

Onde os NAC estão presentes  - Barra do Bugres, Tangará da Serra, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Primavera do Leste, Cotriguaçu, Juína, Comodoro, Brasnorte, Campinápolis, Juara, Porto dos Gaúchos, Paranaíta, Carlinda, Tabaporã, Cláudia, Paranatinga, Confresa e agora em Ribeirão Cascalheira.



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Sindicatos Rurais e SENAR-MT ofertam treinamentos até os últimos dias de dezembro
Presidente do Sindicato Rural de Acorizal garante que capacitação transforma vidas
Sindicato de Gaúcha do Norte faz balanço positivo das ações realizadas em outubro
Mais de mil pessoas serão capacitadas nos Centros de Treinamentos em 2018
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT