Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
25 anos - SENAR-MT
Bom Dia SENAR-MT
LUTO OFICIAL
   
 
 
22 de Dez de 2017

voltar
 
CAPACITAÇÃO
SENAR-MT tem mais de 200 treinamentos previstos já para janeiro
 
Rafael Manzutti- NR 35
 

Dezembro ainda não terminou, mas a equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) já está com tudo planejado para começar 2018 a todo vapor. Para janeiro já são mais de 200 treinamentos previstos para serem realizados nos mais diversos municípios mato-grossenses. "E ainda em dezembro temos treinamentos sendo realizado até o dia 23", destaca o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio. 

Para o mês de janeiro a demanda maior continua sendo para os treinamentos de  Normas Regulamentadoras (NRs). Ao todo são 49 previstos. Destes, 26 são treinamentos de NR 33 – Espaço Confinado e 23 de NR 35, Trabalho em altura. A instrutora credenciada junto ao SENAR-MT Valéria Eller diz que são dezenas de Normas Regulamentadoras e que são os treinamentos mais demandados juntos ao SENAR-MT. 

No caso da NR 33, o objetivo do treinamento é mostrar aos participantes os requisitos mínimos e as medidas de proteção para trabalhar em espaço confinado. O conteúdo inclui assuntos como normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em espaço confinado, equipamentos para comunicação, análise de risco, indutiva e dedutiva, avaliação de riscos e perigos e medidas de controle de riscos.

Já no treinamento de NR 35 – Trabalho em Altura, o objetivo é mostrar ao participante os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura. O conteúdo é bem extenso e inclui assuntos como:  normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura, análise de risco e equipamentos de proteção individual. "Mas também falamos de permissão de trabalho em altura, atividades de trabalho em altura e, isso inclui as rotineiras e não rotineiras", explica Valéria Eller. Outro assunto bastante discutido são os riscos de acidentes típicos neste trabalho e também os equipamentos que são necessários para a realização deste trabalho.

Para o primeiro trimestre de 2018 já são mais de 1.100 ações educacionais programadas. Além dos treinamentos, como o de operação de veículos aéreos não tripulados, popularmente conhecido como curso de drone, tem ainda a realização de programas como o Inclusão Digital Rural, Equoterapia e vários outros.

Quando o assunto é capacitação e qualificação para profissionais operarem veículos aéreos não tripulados, vale dizer que a procura por treinamentos é grande junto aos Sindicatos de Produtores Rurais. De acordo com o instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, Edson Jabur, em 2017 foram capacitadas mais de 80 pessoas para o setor de operação de drones.

O instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, João Rosa acrescenta que entre 2015 e 2025 pelo menos 80% do mercado de drones será voltado para atender as necessidades da agricultura. "Nos últimos anos, em todo o mundo, foram levantados 800 milhões de dólares para investimentos em empresas que trabalham com inovação tecnológica para o setor agropecuário. Deste montante, pelo menos 560 milhões de dólares foram o setor de inteligência artificial e robótica".

Os interessados em fazerem os treinamentos do SENAR-MT, devem procurar o Sindicato Rural de Produtores Rurais de seu município para saber a programação para 2018 e se há vagas para o treinamento que tem interesse.



Fonte: Assessoria de Imprensa
 

VEJA TAMBÉM
Sindicato Rural e SENAR-MT capacitam profissionais para o setor de tecnologia de precisão
SENAR-MT e Sindicato Rural realizam treinamentos de beneficiamento de alimentos
Sindicatos Rurais da Regional de Querência realizarão cerca de 25 treinamentos em abril
Sindicatos Rurais da Regional Querência têm demanda diversificada de treinamentos em março
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT