Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
Processo Seletivo - 03/2017
Cursos a Distância do Ead
Certificados
   
 
 
11 de Out de 2017

voltar
 
PARCERIA
Programa de Equoterapia atende 80 pessoas com deficiência em Santo Antônio do Leverger
 
Assessoria de Imprensa
 

Quando ela vê o cavalo abre um largo sorriso e se agita toda. Essa é a Maria Vitória dos Santos Hauschild, de 8 anos, uma das pacientes do Polo de Equoterapia de Santo Antônio do Leverger. A mãe Maria Helena Rodrigo dos Santos Hauschild conta que há quatro meses a filha com deficiência começou a frequentar as sessões de equoterapia. "A evolução é impressionante. Os movimentos da Maria Vitória eram muito limitados e ela não emitia nenhum som. Agora movimenta bem os braços, e já quase consegue dizer mamãe", comemora Maria Helena.

O Polo de Equoterapia de Santo Antônio do Leverger atende 80 pessoas com deficiência. Destas, pelo menos 20 frequentam as sessões de equoterapia uma vez por semana. A parceria com o Sindicato de Produtores Rurais do município garante os cavalos, o local onde acontecem as aulas e atende várias outras necessidades do Polo, que conta ainda com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e da prefeitura.

Método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência, a equoterapia tem transformado a vida de muitas pessoas. "Além das sessões com os cavalos também fazemos visitas nas casas destas famílias. A transformação na vida das pessoas atendidas por este programa é de emocionar qualquer um. Os resultados aparecem com muita rapidez. É impressionante", enfatiza a coordenadora do Polo de Equoterapia de Santo Antônio do Leverger, Délia Benedita Ribeiro.

De acordo com a fisioterapeuta, Mariangela Ramos Ribeiro Fonseca os kits fornecidos pela parceria estabelecida com o SENAR-MT são primordiais para o sucesso e a evolução no tratamento de cada paciente. "Além de segurança, são equipamentos que proporcionam mais conforto para o paciente. O resultado do trabalho só é bom quando há sinergia entre o animal, os profissionais e o paciente. E para isso é preciso ter segurança e conforto", explica.

Caroline Rodrigues Ferreira, de 19 anos, frequenta a equoterapia desde criança. Ela conta animada que adora andar a cavalo. "Tem dias que não gosto muito de fazer os alongamentos, mas gosto quando o cavalo anda mais rápido", diz com satisfação. O pai Claudomiro Rodrigues Ferreira, se diverte com a fala da filha e acrescenta que ela não gosta de faltar às sessões. "A cada semana percebemos a evolução nos movimentos e, até mesmo, no comportamento. A Carol fica mais ativa e alegre depois das sessões".

EQUOTERAPIA - No SENAR-MT, o programa de Equoterapia tem como objetivo apoiar financeiramente, instituições consolidadas que executam atendimentos gratuitos para a população carente. Criado em 2011 já atendeu mais de cinco mil participantes. "Somos parceiros de mais de 20 instituições espalhadas por 16 municípios mato-grossenses. Somente no primeiro quadrimestre de 2017 foram feitos 1.976 atendimentos para 338 participantes", ressalta o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio.

O SENAR contribui financeiramente com o valor total de R$ 36.000, que é dividido em 12 pagamentos, conforme análise da execução mensal do programa.  Fornece um kit de equoterapia para novos parceiros composto de seis mantas, três selas australiana, seis capacetes hípicos e a capacitação para os parceiros.

 



Fonte: Assessoria de Imprensa
 

VEJA TAMBÉM
Sindicato Rural de Água Boa ganha prêmio de mobilização pelo segundo ano consecutivo
Mulheres do campo querem aprender mais sobre gestão de pessoas no meio rural
Desvendando a Agricultura de Precisão. Este é o assunto da semana no blog do SENAR-MT
PRADAM acontece em Sinop nesta sexta (20.10)
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT