Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
25 anos - SENAR-MT
SUMMIT AGRIHUB
LUTO OFICIAL
   
 
 
11 de Out de 2017

voltar
 
PARCERIA
Programa de Equoterapia atende 80 pessoas com deficiência em Santo Antônio do Leverger
 
Assessoria de Imprensa
 

Quando ela vê o cavalo abre um largo sorriso e se agita toda. Essa é a Maria Vitória dos Santos Hauschild, de 8 anos, uma das pacientes do Polo de Equoterapia de Santo Antônio do Leverger. A mãe Maria Helena Rodrigo dos Santos Hauschild conta que há quatro meses a filha com deficiência começou a frequentar as sessões de equoterapia. "A evolução é impressionante. Os movimentos da Maria Vitória eram muito limitados e ela não emitia nenhum som. Agora movimenta bem os braços, e já quase consegue dizer mamãe", comemora Maria Helena.

O Polo de Equoterapia de Santo Antônio do Leverger atende 80 pessoas com deficiência. Destas, pelo menos 20 frequentam as sessões de equoterapia uma vez por semana. A parceria com o Sindicato de Produtores Rurais do município garante os cavalos, o local onde acontecem as aulas e atende várias outras necessidades do Polo, que conta ainda com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e da prefeitura.

Método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência, a equoterapia tem transformado a vida de muitas pessoas. "Além das sessões com os cavalos também fazemos visitas nas casas destas famílias. A transformação na vida das pessoas atendidas por este programa é de emocionar qualquer um. Os resultados aparecem com muita rapidez. É impressionante", enfatiza a coordenadora do Polo de Equoterapia de Santo Antônio do Leverger, Délia Benedita Ribeiro.

De acordo com a fisioterapeuta, Mariangela Ramos Ribeiro Fonseca os kits fornecidos pela parceria estabelecida com o SENAR-MT são primordiais para o sucesso e a evolução no tratamento de cada paciente. "Além de segurança, são equipamentos que proporcionam mais conforto para o paciente. O resultado do trabalho só é bom quando há sinergia entre o animal, os profissionais e o paciente. E para isso é preciso ter segurança e conforto", explica.

Caroline Rodrigues Ferreira, de 19 anos, frequenta a equoterapia desde criança. Ela conta animada que adora andar a cavalo. "Tem dias que não gosto muito de fazer os alongamentos, mas gosto quando o cavalo anda mais rápido", diz com satisfação. O pai Claudomiro Rodrigues Ferreira, se diverte com a fala da filha e acrescenta que ela não gosta de faltar às sessões. "A cada semana percebemos a evolução nos movimentos e, até mesmo, no comportamento. A Carol fica mais ativa e alegre depois das sessões".

EQUOTERAPIA - No SENAR-MT, o programa de Equoterapia tem como objetivo apoiar financeiramente, instituições consolidadas que executam atendimentos gratuitos para a população carente. Criado em 2011 já atendeu mais de cinco mil participantes. "Somos parceiros de mais de 20 instituições espalhadas por 16 municípios mato-grossenses. Somente no primeiro quadrimestre de 2017 foram feitos 1.976 atendimentos para 338 participantes", ressalta o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio.

O SENAR contribui financeiramente com o valor total de R$ 36.000, que é dividido em 12 pagamentos, conforme análise da execução mensal do programa.  Fornece um kit de equoterapia para novos parceiros composto de seis mantas, três selas australiana, seis capacetes hípicos e a capacitação para os parceiros.

 



Fonte: Assessoria de Imprensa
 

VEJA TAMBÉM
Em 2018 Assistência Técnica do SENAR-MT tem parecer positivo do Mapa
SENAR-MT e Embrapa juntos no dia de Campo sobre Sistemas Integrado
Sindicato Rural de São Felix do Araguaia ganha o Prêmio de Mobilização 2018
Atendimento Consultivo foi o diferencial do estande do SENAR-MT na Parecis SuperAgro
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT