Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
06 de Jun de 2016

voltar
 
EXPANSÃO
Senar-MT vai inaugurar 12 Núcleos Avançados de Capacitação até dezembro
 
Asssessoria Gecom/Natacha Wogel
 

A expansão dos Núcleos Avançados de Capacitação (NAC), sobretudo no norte de Mato Grosso, deve atingir pelo menos 12 novas unidades até o final deste ano. Pelo menos são os planos anunciados pelo presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, durante o lançamento de duas pedras fundamentais e a inauguração de um núcleo no último fim de semana. A unidade de Cotriguaçu foi entregue na sexta-feira passada (03/05) e as placas delimitando os terrenos foram lançadas em Paranaíta e Brasnorte no último sábado.

 

O presidente do Sindicato Rural de Paranaíta (823 Km de Cuiabá), Ivan Moreno de Jesus é um dos mais entusiasmados com a construção do NAC e, ele justifica a empolgação com os números de cursos realizados pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), no município. São pelo menos 50 por ano, com turmas que vão de 10 a 15 alunos. Segundo Ivan de Jesus, as metas estabelecidas para o Sindicato quanto à realização de cursos em 2016 serão atingidas ainda no primeiro semestre deste ano.

 

"A demanda do Senar-MT em Paranaíta é muito grande. Temos conseguido cobrir as metas e estamos até avançados, vamos conseguir concluir ainda antes do meio do ano. É bastante interessante termos o NAC construído porque ainda não temos uma sede, essa será a primeira. Nós fazemos acima de 50 cursos ao longo do ano. Para que se tenha uma noção, são de 10 a 15 pessoas que a qualificamos por turma. Ou seja, 500 pessoas que recebem conhecimento, que é algo que ninguém te tira. Com o NAC, essa demanda, sem dúvida, aumentará", ponderou Ivan de Jesus.

 

O agropecuarista Evandro Mendes da Cruz, de 44 anos, é uma das cerca de 500 pessoas beneficiadas com os cursos realizados em Paranaíta. Ele, que reorganizou a atividade leiteira a partir de um curso de manejo de gado de leite do Senar-MT em parceria com o Sindicato Rural, demonstra expectativa com a instalação do NAC na cidade, principalmente por ver uma oportunidade para formação dos filhos com mais capacitações.

 

"Já fizemos vários cursos por meio da parceria com o Sindicato. A gente não imaginava poder se aperfeiçoar mais naquilo que fazemos. Agora, é muita expectativa com esse núcleo, porque terei a oportunidade de estruturar meus filhos aqui na cidade. Vindo esse recurso para cá, será muito bom", comentou Cruz.

 

Em Paranaíta, o terreno onde será construído o NAC está localizado na região central da cidade, ao lado da Câmara Municipal. A pedra fundamental foi lançada na presença de autoridades como prefeitos e vereadores da região, além do deputado estadual Dilmar Dalbosco e do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller. "Esta estrutura que vem para cá é para dar maior conforto, uma melhor condição às pessoas que vêm fazer os cursos. Nesse lugar aqui, as pessoas terão condições de mudar de vida e isso é muito bom para nós, para Mato Grosso, para o Brasil", comentou Rui Prado durante o lançamento, firmando o compromisso de a obra ser concluída até dezembro.

 

Em Brasnorte (560 km de Cuiabá), o terreno está ao lado do Parque de Exposições da cidade e a expectativa dos produtores locais com a construção não é menor do que a dos de Paranaíta, principalmente para atender as solicitações de cursos para o setor de promoção social. "Pretendemos fortalecer a parceria com os produtores, inclusive nesta área de promoção social. Com o NAC, haverá a infraestrutura e o espaço é adequado para isso. E vai atender mais gente".

 

O presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado aproveitou para enfatizar que a política de interiorizar a estrutura física do Senar-MT dá-se pela ampliação da quantidade de cursos ofertados por meio da entidade e a necessidade de realizá-los em um espaço mais adequado. "No passado, o Senar-MT cresceu na capital, tem um maravilhoso prédio construído na gestão passada. Então, agora, nós entendemos que, como lá já está feito, precisamos interiorizar porque é aqui que está a força do Estado. E nós chegaremos ao ponto, num futuro muito próximo, eu acredito, que cada município terá um NAC, para atender com os mais de 250 cursos ofertados pelo Senar-MT", pontuou, também certificando de que a unidade de Brasnorte será inaugurada até dezembro de 2016.

 

O NAC de Cotriguaçu, inaugurado na última sexta-feira (03.06), também está instalado no Parque de Exposições da cidade. Já no dia da inauguração da unidade já começou a oficina de beneficiamento do leite para produção de iogurte, doces e queijos.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 89 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.

 



Fonte: Assessoria Gecom
 

VEJA TAMBÉM
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT