Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
05 de Mai de 2016

voltar
 
BATE PAPO
Sucessão é o primeiro assunto abordado na campanha publicitária do Senar-MT em 2016
 
Divulgação
 

Sensibilizar sobre a importância do processo sucessório nas empresas familiares do agronegócio. Este é o principal objetivo do Sucessão Familiar, um programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).  Este é um assunto que preocupa produtores do mundo inteiro. Tamanha é a importância que a primeira peça da campanha publicitária do Senar-MT de 2016 é sobre o Sucessão Familiar.

 

Este programa coloca na mesma sala de aula o sucessor (herdeiro) e o sucedido (pioneiro) para que entendam a importância do processo sucessório nas empresas familiares do agronegócio. Sem traumas ou conflitos sempre almejando a continuidade do negócio e o sucesso do empreendimento.  Se você ainda não assistiu confira no canal do Senar-MT no Youtube:  https://www.youtube.com/watch?v=oi3tI3r-8SU

 

O superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio acrescenta que é comum ouvir relatos de produtores sobre a dificuldade de fazer a transição dos negócios da família ou até mesmo de fazer a gestão compartilhada. "Mas não é uma dificuldade só de Mato Grosso ou do Brasil, mas de vários outros países. Em nosso Estado, a maior dificuldade é atingir o médio produtor", enfatiza o superintendente.

 

Presidentes de sindicatos rurais e líderes do setor trabalham com muita dedicação para mobilizar turmas de pais e filhos ou de sucedidos e sucessores. Querência é um destes municípios. O presidente do Sindicato Rural, Gilmar Dell’Osbel enfatiza que quer começar uma turma do Programa Sucessão Familiar ainda neste mês de maio.

 

Dell'Osbel chama a atenção para o conteúdo do curso que inclui assuntos como o patrimônio, gestão e até aspectos tributários da sucessão nas empresas familiares rurais.  Ao todo são oito módulos. O Conteúdo do curso inclui ainda assuntos como histórias das empresas familiares e análises financeiras e contábeis como instrumentos para tomada de decisões. Os participantes ainda têm a oportunidade de conhecer ferramentas estratégicas de gestão para as empresas familiares e, vários outros assuntos.

 

O produtor de Juara,  Etson Rosolin que já viajou para vários países em  missões técnicas do Sistema Famato/Senar,  conta que observou problemas de sucessão familiar na Austrália, Nova Zelândia e nos Estados Unidos. Para Rosolin, a sucessão foi natural. "Cada um dos meus filhos cuida de uma propriedade e sabem fazer tudo", conta com orgulho. Mas ele reconhece que teve muita sorte e que na maioria das famílias esse processo não é natural.

 

CAMPANHA PUBLICITÁRIA - Começa nesta semana a nova campanha institucional do Senar-MT. O primeiro tema a ser abordado é Sucessão Familiar.

 

O objetivo da campanha é mostrar para o público em geral os programas e treinamentos ofertados pela instituição. "A campanha é uma forma de mostrar o que oferecemos para qualificar o homem do campo. É importante que as pessoas conheçam e busquem nossos serviços", diz Celidonio

 

Desta vez a divulgação será feita por meio de uma série de vídeos intitulada "Conhecimento na Prática", já que a metodologia de ensino da instituição é o 'aprender na prática'.

 

A série é um bate-papo informal com médios produtores, alguns que já passaram por treinamentos do Senar-MT e outros que ainda não tiveram a oportunidade, eles conversam sobre a importância do conhecimento para a superação de desafios, problemas e a realização de sonhos.

 

Logo mais outros vídeos serão divulgados com relatos de produtores que irão falar sobre temas como mecanização agrícola, gestão de propriedades e inseminação artificial. Aguardem.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 89 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.

 



Fonte: Assessoria Gecom
 

VEJA TAMBÉM
Sucessão familiar preocupa sucessores e sucedidos
É hora de pensar na sucessão familiar que é uma preocupação em todos os setores
Painel apresenta políticas públicas para o setor de florestas plantadas
Passar os negócios da família para os filhos ou netos é uma difícil tarefa
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT