Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
01 de Abr de 2016

voltar
 
NOROESTE DE MATO GROSSO
Sindicatos estão empenhados para instalar Núcleo Avançado de Capacitação
 
Comitiva do Sistema Famato/Senar visita Núcleo Avançado de Capacitação de Cotriguaçu
 

A instalação dos Núcleos Avançado de Capacitação (NACs) é o principal desejo da maioria dos presidentes dos sindicatos rurais do noroeste de Mato Grosso. Pelo menos foi o que percebeu o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Otávio Celidonio, que, em companhia do presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, percorreu os municípios da região ao longo desta semana. Os presidentes das entidades sindicais estão se empenhando para construir estes espaços que são destinados à qualificação profissional o mais rápido possível, inclusive sindicatos criados há pouco mais de dois anos.

 

Em Colniza, no extremo norte de Mato Grosso (cerca de 1.000 Km de Cuiabá), o terreno está sendo escolhido e o "martelo está praticamente batido" por aquele que foi doado por um dos diretores do Sindicato estruturado e implantado recentemente. A área, conhecida na manhã desta quinta-feira (31/03) pela comitiva do Sistema Famato/Senar em viagem à região, deve abrigar ainda a sede definitiva do Sindicato Rural do município.

 

"Está claro o grande empenho e a motivação dos sindicatos rurais em implantar os NACs. Boa parte deles já tem os terrenos. É interessante ver diretores de sindicatos doando áreas do próprio bolso, pegando uma terra que tinha disponível e fazendo a doação. Isso mostra o grande interesse e a vontade de trazer a sala de aula do Senar-MT para dentro dos municípios", comentou Celidonio.

 

O terreno foi apresentado à comitiva do Sistema pelo presidente do Sindicato de Colniza, Milton de Souza Amorim. "Veremos o terreno onde será construído o NAC, um centro para treinamento para qualificar profissionais que vão atuar no campo. É um benefício do Senar-MT, que vai nos ajudar muito. Vamos levar muitos treinamentos para este espaço", comentou Amorim.

 

Em municípios onde a construção da unidade já está viabilizada, como é o caso de Cotriguaçu (944 Km da Capital) e Juína (733 Km), o impacto da obra causa impressão inclusive entre populares. "Recentemente, a gente vem percebendo uma obra bonita dentro do parque de exposições, uma espécie de estande sofisticado", comentou o radialista de Cotriguaçu conhecido como Pico. A unidade do NAC da cidade já está erguida e em fase de instalação da mobília.

 

"O NAC é uma obra que vai ficar na história do Sindicato Rural. Daqui uns dias, estará completamente pronta e será o local onde os produtores vão poder qualificar pessoas com mais rapidez", respondeu o presidente de Cotriguaçu, Damião Carlos de Lima.

 

Em Juína, a sede do Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) também está em vias de ser construída. "Isso é uma luta nossa. O Núcleo será construído dentro do parque de exposições. Já temos o espaço no pavilhão e oito cursos marcados para acontecer durante a ExpoJuína 2016. Com certeza, será um cartão de visitas da cidade", anunciou o presidente José Lino Geraldo Rodrigues.

 

Em Rondolândia (a 1.146 Km de Cuiabá), onde a sede nova do Sindicato Rural acaba de ser construída e deve ser inaugurada nos próximos meses, uma área cedida pelo município exatamente ao lado desta sede está destinada ao NAC. "A área é ideal, fica ao lado do Sindicato num ponto muito bom da cidade", comentou o presidente do Sistema Famato/Senar, após visitar o terreno nesta quinta-feira (31.03).

 

Em parceria com os Sindicatos Rurais de Mato Grosso e as prefeituras, o Senar-MT já contribuiu para criação de seis Núcleos Avançado de Capacitação. A meta é atingir ao menos 30 unidades até o final de 2016.

 

Além das cidades mencionadas, a comitiva do Sistema Famato/Senar ainda visitou Tabaporã, Porto dos Gaúchos, Brasnorte, Castanheira, Juruena e Aripuanã. "Nossa empreitada foi muito boa, pudemos sentir muito as dificuldades dessa região, extremamente carente quanto à necessidade de locomoção. Com isso o custo de produção fica maior porque os insumos chegam mais caros. São nesses locais em que, realmente, todo o conhecimento faz a diferença. A dificuldade de levar treinamentos para estes municípios também é grande, o que torna nosso trabalho muito mais necessário, um diferencial", avaliou Otávio Celidonio.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 89 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.



Fonte: Assessoria Gecom
 

VEJA TAMBÉM
Chico da Paulicéia é nomeado superintendente do Senar-MT
Senar-MT e Sindicato Rural de Campos de Júlio inauguram a 25ª unidade do NAC
Mais uma turma capacitada para atuar na área de serviço de eletricidade em Porto dos Gaúchos
Trabalhadores rurais de Nova Marilândia fazem curso no CT de Campo Novo
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT