Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
14 de Abr de 2015

voltar
 
CRESCE-MT
Educação garante emancipação, afirma Mário Sérgio Cortela
 
 

Apenas a educação garante a emancipação de uma pessoa. A frase é do filosofo e educador Mário Sergio Cortella, durante palestra magna do evento Cresce MT: Educação, política e economia por uma sociedade melhor, na manhã desta terça-feira (14.04). "Emancipar é ser dono da própria ação, pessoas com mais educação são mais livres para fazer suas escolhas, tomar decisões e julgar por elas mesmas", garantiu o doutor em Educação.

 

Cortella abriu as discussões do evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT)e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato) e que reuniu mais de 1400 pessoas no Cenarium Rural. Durante uma hora o filósofo falou sobre o tema, sempre diferenciando educação de escolaridade e informação de conhecimento. "É até ofensivo o Brasil ser a sétima economia do mundo e termos uma escolaridade tão degradada. Não podemos ser omissos, pois sermos omissos significa sermos cúmplices. Nossa tarefa é trabalhar no presente para termos orgulho no futuro do passado que criamos", filosofou.

 

 

O estudante de Direito, Pedro Costa, avaliou de forma positiva a participação de Cortella. "A educação não é importante só para a economia ou política, mas para toda a sociedade crescer e se desenvolver. A palestra do Cortella deixou isso bem claro", avaliou.

 

A corretora de imóveis, Adriana Gonçalves, também aprovou a escolha do tema e do palestrante. "Todos queremos dar nossa contribuição. E só ver o número de pessoas que está aqui hoje", argumentou.  

 

 

EVENTO - As boas vindas aos participantes do Cresce-MT foram dadas pelo presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado. "Não temos respostas, mas temos muitas perguntas e estamos nos colocando à disposição para discutirmos como fazer uma educação de qualidade para melhorar a nossa economia e nossa política", resumiu.

 

 

O presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins da Silva, participou do evento e parabenizou o Sistema Famato/Senar pela iniciativa. O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, também prestigiou o evento e lembrou que a educação não é apenas importante para o individuo, mas para a localidade em que vive.

 

 

A segunda palestra do dia, “A importância da Educação para o Agronegócio” ficou por conta do economista Xico Graziano. "Entre produzir e preservar só tem uma saída: fazer os dois ao mesmo tempo e isso só é possível por meio da educação", sentenciou.

 

 

O cresce-MT continua no período vespertino com a palestra "Economia e Educação como agente de mudança", do economista e apresentador de TV, Ricardo Amorim. Mais um painel e muitas discussões sobre os rumos da educação.  A ideia manter a discussão sobre o assunto ao longo do ano com a realização de fóruns e de outras atividades.

 

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e o https://instagram.com/senar_mt/

         



Fonte: Gecom Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Em novembro 46 pessoas concluíram o Curso Técnico em Gestão de Agronegócio
Alunos do curso técnico de Agronegócio do Senar terão carteira do Crea-MT
SENAR-MT abre inscrições para o CRESCE MT
CRESCEMT 2016 será realizado no dia 11 de novembro
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT