Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
11 de Dez de 2014

voltar
 
NORMAS REGULAMENTADORAS
Saúde e segurança no trabalho são áreas que precisam de treinamentos constantes
 
Gecom/Senar
 

"Manuseio  defensivos agrícolas diariamente e, às vezes, perco a noção da periculosidade destes  produtos. O treinamento foi  importante para que eu relembrasse como é necessário a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o quanto estes produtos são perigosos para a saúde".  Esta foi a declaração de Tailson Araujo, de 21 anos. Ele trabalha na agricultura, mora em Tapurah e foi um dos participantes do treinamento  Segurança no Trabalho – NR 31.8 Aplicação de Agrotóxico  realizado  pelo Sindicato Rural em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

 

Assim como nos municípios de Campos de Julio, Sapezal,  Campo Novo dos Parecis, Tangará da Serra e Nova Mutum, em Tapurah os treinamentos de Normas Regulamentadoras (NRs)  estão na lista dos mais demandados junto ao Sindicato Rural e, consequentemente ao  Senar-MT.  "É gratificante ver a turma concluir  o treinamento. No primeiro dia, eles sempre estão resistentes, mas com o andamento das atividades ficam mais interessados e no final se sentem qualificados para atuar na área", conta a mobilizadora, Roseli Pinheiro Zanelatto.

 

Além do  treinamento de NR 31.8, a lista dos mais demandados ainda inclui as qualificações de NR 33 que capacitam os participantes para trabalho em altura e a de  NR 35 que qualifica para trabalhar em espaços confinados também estão nesta lista. De acordo com a instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Mariza Misturini, os trabalhadores rurais precisam fazer estes treinamentos frequentemente para estar sempre atualizados quando o assunto é segurança do trabalho.

 

André Carlos Zimerman, de 21 anos, trabalha na fazenda Verde Vale, localizada a cerca de seis quilômetros da cidade de Tapurah. Segundo ele, que já fez vários treinamentos do Senar-MT, os cursos da instituição são bons porque as pessoas aprendem fazer, fazendo, ou seja são práticos. "Pretendo participar de outros cursos para ampliar meus conhecimentos e ser qualificado para atuar nesse setor de aplicação de agrotóxico que é tão polêmico".

 

Assim como André, Robson Azeredo , de 29 anos, trabalha na fazenda Santa Inês, localizada a  cerca de 20 quilômetros da cidade. “Este curso me deu mais segurança para aplicar o defensivo agrícola”.  Já o agricultor José Luis da Silva, de 46 anos, diz que já sabia que era importante a utilização de EPI. "Mas não tinha noção da periculosidade destes produtos".

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt



Fonte: Gecom/Senar
 

VEJA TAMBÉM
Senar-MT capacita profissionais para combater fogo em propriedades rurais
Senar-MT modifica treinamento de Primeiros Socorros neste período de pandemia
Senar-MT retoma a programação de cursos no próximo dia 04 de maio
Coopnoroeste convida participantes de treinamento do Senar-MT para visita técnica
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
 POR TIPO DE CURSO
 
 
  POR CIDADE
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
 
Promoção Social
 
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.049.015 - Cuiabá-MT