Sistema Famato
FAMATO
IMEA
       
Fale Conosco
 
Palestra sobre o CAR
Circuito Tecnológico - Etapa Soja
Negócio Certo Rural - EAD SENAR
   
 
 
05 de Fev de 2013

voltar
 
PRONATEC RURAL
Comunidade de Piúva vê na Apicultura alternativa de renda
 
 

A Comunidade Rural Piúva, do município de Barão de Melgaço (a 113 km de Cuiabá), tem vocação para as atividades da agricultura familiar como a piscicultura, o turismo rural e a apicultura. Por esse motivo foi uma das beneficiadas, com duas turmas de Apicultura, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Rural) oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e prefeitura municipal, via Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).

Nessa semana os 31 participantes das turmas de Apicultura começaram o segundo módulo "Habilidades básicas para o mercado de trabalho" (20 horas) e após o recesso de carnaval encerram o treinamento com 40 horas do módulo "Empreendedorismo", completando 160 horas de carga horária do Pronatec. Na semana passada eles encerraram a fase mais longa do curso, de aulas teóricas/práticas (100 horas). O conteúdo foi ministrado durante um mês pelo instrutor do Senar-MT, Luiz Nunciole Maynart. "A maioria dos participantes vê a produção de mel como uma alternativa de renda, já que tradicionalmente são pescadores. Isso é bom porque as atividades são compatíveis", avaliou. "Eles já têm uma estrutura boa para a atividade, com caixa para criação de abelhas doadas por uma associação e o espaço Casa do Mel, com instrumentos para o beneficiamento do mel, isso sem falar no ambiente propício para a produção de mel. Só faltava mesmo a capacitação", diz entusiasmado.

Assim como o instrutor, os participantes têm a expectativa de que o treinamento possibilite a melhoria de vida para homens e mulheres que vivem na comunidade Piúva. A pescadora, Elizabeth Conceição Taques, 49 anos, nascida e criada na comunidade rural diz que a família sempre lutou para sobreviver na região e que a produção de mel dará um 'fôlego' nas finanças. "A gente planta nas nossas terras, mas é mais para a gente mesmo, o que sustenta a família é realmente o peixe", destacou. "Com o curso acho que vamos conseguir aumentar a renda associando a pescaria e a produção de mel", comentou.

O pescador Cilo José do Nascimento, 51 anos, foi um dos que se aventurou com a atividade de Apicultura há cerca de quatro anos. Ele possui 10 caixas de criação de abelhas, porém sem muito sucesso na produção de mel. "Consegui produzir dois litros de mel em 2012, isso sem conhecimento algum. Agora com as técnicas que o instrutor do Senar ensinou vamos progredir muito", disse animado.

O Pronatec também está trazendo os jovens de volta para o meio rural. A dona de casa, Rosejaine de Moraes, 25 anos, deixou a comunidade para buscar emprego na capital, conseguiu trabalho por um tempo, mas hoje está desempregada e viu a possibilidade de renda trabalhando no apiário que o pai construiu na comunidade Piúva. "Antes só tínhamos a possibilidade de trabalhar aqui com a pesca. Sem alternativa, muitos jovens buscaram trabalho em Cuiabá. Com o curso poderemos ficar na nossa terra, ajudar nossos pais e permanecer perto da família", planejou.

De acordo com a supervisora do Senar-MT, Daniela Figueiredo, as turmas de Barão de Melgaço fazem parte das cinco turmas formadas pelo programa piloto do Pronatec Rural em 2012. Para este ano a meta é realizar 90 turmas em todo o Estado. O Pronatec é um programa do governo federal realizado nos estados pelos parceiros, tem por objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.    

O Senar-MT é uma instituição de ensino rural, que está presente em todos os municípios de Mato Grosso atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais e prefeituras. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT). Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) para ter acesso a mais informações da entidade.



Fonte: Fonte: ASCOM Senar-MT
 

VEJA TAMBÉM
Classificador de grãos é uma profissão em alta mas falta mão de obra qualificada
Edição 2014 chega em Primavera do Leste no próximo dia 24
Senar-MT e Famato realizam mais um módulo da Academia de Liderança
Sindicatos de Campo Novo do Parecis e Primavera do Leste recebem kit para programa
 
Veja mais notícias

Buscar Cursos
 
POR TIPO DE CURSO
 
POR CIDADE
 
POR PERÍODO
 
 
 
Formação Profissional Rural
 
Avicultura
Suinocultura
Ovino e Caprinocultura
Bovinocultura de Corte
Equideocultura
Piscicultura
Bovinocultura de Leite
Apicultura
Sistemas Florestais
Soja e Milho
Olericultura
Cana de Açúcar
Algodão
Fruticultura
Agroindústria
     
  Oficinas
  Palestras
 
 
Promoção Social
 
Alimentação e Nutrição
Artesanato
 
 
 
 
 
(65)3928-4800
SENAR-MT 2014 - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
senar@senarmt.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prazo Arze, sn, Qd 01
Setor A - Centro Político Administrativo
CEP 78.050.970 - Cuiabá-MT