PATROCÍNIO 2017
Contribuição Sindical PJ
Emissão CCIR 2015/2016
 

 
 
Sistema Famato
 

Assim como acontece com algumas duplas consagradas da culinária, como galinha com arroz + farofa de banana, arroz + feijão, leite + café, o encontro das quatro entidades - Famato, Senar-MT, Sindicatos Rurais e Imea - compõe o Sistema Famato. Marcas que se complementam para atuar na agropecuária, cada uma com um foco específico:

Logo Famato

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso é a entidade-mãe que congrega os elos do sistema sindical rural do Estado. Em âmbito federal está ligada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que congrega também as federações dos demais estados brasileiros.
A reconhecida força de mobilização em Mato Grosso decorre das ações representativas, institucionais e políticas que realiza tendo como norte o atendimento aos interesses da classe produtora rural do Estado e de seus mais de 33 mil produtores rurais associados.

   
Logo Senar

É uma instituição de ensino não formal, voltada para a qualificação dos produtores rurais, trabalhadores rurais e suas famílias, a fim de mantê-los em sintonia com as exigências do mercado de trabalho e em condições de garantir uma boa qualidade de vida.
Para cumprir sua missão conta com inúmeros parceiros, como os sindicatos rurais, as prefeituras, associações de produtores, universidades, órgãos estaduais e federais, entre outros.

   
Logo Imea

Sua matéria-prima é o dado que vira informação! É um instituto privado, sem fins lucrativos, que trabalha com a coleta, processamento e análise de dados para o desenvolvimento do mercado mato-grossense. Seus estudos servem aos governos estadual e federal, empresas nacionais e estrangeiras e aos mais de 33 mil produtores rurais associados que utilizam o instituto como fonte de pesquisa em seus projetos.

   
Logo Sindicatos

Em Mato Grosso temos 89 sindicatos espalhados pelos quatro cantos do Estado. Organiza e reúne os produtores na esfera municipal, tendo duas principais finalidades: 1. levantar as demandas do setor; 2. ser a ponte de divulgação das conquistas e ações da Famato, Senar e Imea.

   


                  Mas como estas entidades trabalham juntas?


Peguemos uma questão do meio ambiente para exemplificar: a aprovação do Código Florestal.

   
Logo Famato

Levantou as necessidades do setor, estruturou-as em um estudo e apresentou-as para os deputados federais, senadores e formadores de opinião. Participou de diversos fóruns para ouvir ou ser a voz dos produtores rurais.

   
Logo Senar

Legislação aprovada, o Senar entrou em cena para qualificar os produtores e trabalhadores, mostrando como ficou a lei e o que fazer em seguida. Desenvolveu cartilhas de orientação e organizou encontros e eventos de treinamento nos municípios.

   
Logo Imea

Durante toda a atuação da Famato e a pedido desta, desenvolveu estudos que traduzissem a demanda do setor em números, estimando os impactos da situação atual da legislação ambiental e das propostas apresentadas.

 
   
Logo Sindicatos

Trabalharam na base alimentando o sistema de informações: O que os produtores rurais precisam? Quais são seus principais desafios e oportunidades? Como resolver esta questão? Com o Código Florestal aprovado, chegou a hora de transmitir em quase tática de guerrilha como ficou a legislação e o que fazer.

   


Sistema FAMATO
..................................................
A Importância do Campo para a Sociedade
..................................................
Perguntas Frequentes
..................................................
Fale Conosco
 
   Serviços ao produtor
 
   Informativos Técnicos
   Emissão de Declarações
   Modelos de Contratos
   DAP | Emissão
   Fesa-MT | Emissão Guia
   Tabela do INCRA
   Cartilha CAR
   Cartilha ITR
   Relação VTN por municípios
 
            Rádio
20/01/2017
589: A Voz do Campo
Mais Rádios >
 
            Leiloeiro Rural
Quer receber noticias nossas?
 
OK