PATROCÍNIO 2017
Contribuição Sindical PJ
Emissão CCIR 2015/2016
 

 
 
A importância do campo para a sociedade
 

A contribuição do agronegócio é decisiva para o PIB, para a geração de empregos e exportações no nosso país. O setor irradia oportunidades e renda para toda a economia e é a base do desenvolvimento brasileiro.

O AGRO está presente no dia a dia das pessoas, da alimentação às roupas, passando pelos combustíveis e móveis, chegando a instrumentos musicais e objetos de decoração, entre tantos outros itens. Ele representa mais de 1/5 do PIB brasileiro graças ao crescimento da produção agrícola e a explosão da produtividade nos últimos 50 anos. Nesse período, o Brasil passou de importador a exportador de alimentos, garantindo saldo positivo na balança comercial e divisas para o país.

Já é ponto pacífico que o Brasil se destaca no cenário mundial de grãos, carnes e fibras, comprovando todos os dias sua eficiência produtiva no campo. Em Mato Grosso, nos últimos 23 anos, a produção agrícola estadual cresceu 656% e a área, 275%, segundo levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Este resultado comprova que a produção mato-grossense está entre uma das mais sustentáveis do mundo, com 62% da área do Estado preservada e 2/3 disto nas mãos dos produtores rurais.

Segundo balanço da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) existem no Brasil 25 milhões de produtores e trabalhadores rurais, responsáveis por 70% de tudo o que o mercado interno consome. A população brasileira mais que dobrou em 50 anos, e hoje o brasileiro só está comendo mais e melhor porque o aumento da produção derrubou o preço dos alimentos.

Outro aspecto importante é que o agronegócio também é um grande empregador. Ele multiplica empregos e renda por onde passa, melhorando a qualidade de vida das pessoas no interior do país. Municípios como Sorriso, Lucas do Rio Verde e Cláudia, todos em Mato Grosso, têm a agropecuária como principal atividade econômica e possuem os maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado.

Todos estes indicadores demonstram o quanto o agronegócio brasileiro é importante para a sociedade. A boa notícia é que as perspectivas futuras são positivas e a produção agropecuária pode se desenvolver muito mais até 2022 e, inclusive, continuar melhorando a vida das pessoas. Mas, para que isso aconteça, o poder público precisa encarar alguns desafios. Uns persistem há anos, como os altos custos de produção, a falta de mão de obra qualificada e a pesada carga tributária, entre outros. Mas o gargalo da infraestrutura e logística pede uma solução urgentemente, pensando em alternativas de transporte para os nossos produtos e a implantação/melhoria do modal ferroviário e hidrovias. Afinal, são os investimentos em logística e infraestrutura que garantirão competitividade ao produto AGRO do Brasil.

Saiba mais, AGRO, o grande negócio do Brasil.

 
 
 
 
 
Sistema FAMATO
..................................................
A Importância do Campo para a Sociedade
..................................................
Perguntas Frequentes
..................................................
Fale Conosco
 
   Serviços ao produtor
 
   Informativos Técnicos
   Emissão de Declarações
   Modelos de Contratos
   DAP | Emissão
   Fesa-MT | Emissão Guia
   Tabela do INCRA
   Cartilha CAR
   Cartilha ITR
   Relação VTN por municípios
 
            Rádio
20/01/2017
589: A Voz do Campo
Mais Rádios >
 
            Leiloeiro Rural
Quer receber noticias nossas?
 
OK