Sistema Famato
SENAR
IMEA
       
Fale Conosco
 
   
 
 
12 de Set de 2019

voltar
 
LOGÍSTICA
Sistema Famato visita o Terminal de Grãos do Maranhão
Ascom Famato
 

O diretor Administrativo e Financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain e o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca, estiveram nesta quarta-feira (11/09), no Estado do Maranhão reunidos com representantes do EMAP Porto do Itaqui, para conhecer o projeto estruturante do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).

 

O projeto contempla a infraestrutura do Porto do Itaqui para recepção de grãos. O Tegram é um consórcio formado pela CGG Trading, Glencore, NovaAgri (Fundo Pátria) e o Consórcio Crescimento (formado pela francesa Louis Dreyfus Commodities e pela Amaggi). Com modais ferroviário e rodoviário para receber a produção de grãos, o terminal tem a perspectiva de equilibrar o escoamento da produção do país.

 

Para o diretor Vilmondes Tomain, o Tegram vai solucionar boa parte do problema de logística do país, incluindo o Centro-Oeste. “O Tegram vem para favorecer os produtores rurais de Mato Grosso e, também, de toda a região Centro-Oeste. O Porto do Itaqui vai alavancar o agronegócio brasileiro e destravar os problemas logísticos de Mato Grosso”.

 

O terminal tem uma posição estratégica que transformará o Itaqui no principal porto exportador de grãos das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Está localizado próximo aos mercados da Europa, América do Norte e Canal do Panamá, que facilita o acesso ao mercado asiático.

 

Estima-se a movimentação de 5 milhões de toneladas de soja, farelo de soja e milho, utilizando um berço de atracação. Tudo isso na primeira fase do projeto.

 

Para a segunda fase, a previsão é que sejam movimentadas 10 milhões de toneladas de grãos anuais, provenientes da região conhecida como Mapitoba, área formadas pelos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, além do Centro-Oeste, nordeste do Estado de Mato Grosso, leste do Pará, oeste da Bahia e norte de Goiás.

 

 

 



Fonte: Ascom Famato
 

VEJA TAMBÉM
Governo sanciona lei que prevê gratuidade na alienação de áreas não superior a 100 hectares
Famato participa do maior congresso de geração de energia da América Latina
Normando Corral é reeleito para presidir a Famato por mais três anos
Aliança Agroeconômica completa um ano e lança 3° relatório com dados do Centro-Oeste
 
Eventos

nenhum evento com foto
 
Cenarium Rural
 
Galeria Multimídia
Videos
Fotos
Bom dia Senar MT - Sobre Funrural
A produção de etanol a partir do milho
MT tem potencial e visibilidade economica
 
 
       
 
   webmail   
 
e-Famato   
 
(65) 3928-4400
famato@famato.org.br
 
Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n
Centro Politico Administrativo
CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT